Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/8008
Título: Estratégias empresariais com foco na sustentabilidade : o caso das marcas de luxo
Autor: Leite, Tomás Greggio Machado,1999-
Orientador: Baptista, Nuno Tiago Cláudio Leitão, 1973-
Palavras-chave: Indústria de produtos de luxo - Aspetos ambientais
Responsabilidade social das empresas
Desenvolvimento sustentável
Data: 2024
Citação: Leite, Tomás Greggio Machado (2024) - Estratégias empresariais com foco na sustentabilidade : o caso das marcas de luxo. Lisboa : [s.n.].
Resumo: As empresas do setor do luxo estão cada vez mais conscientes da necessidade de mostrar comportamentos responsáveis relativamente ao meio ambiente, as condições de trabalho dos seus colaboradores e as sociedades onde estão inseridas. As empresas de luxo eram conhecidas por um padrão de consumo excessivo dos recursos naturais e com reduzidas práticas de preocupação ambiental e de sustentabilidade. Assim, um dos grandes desafios dessas grandes empresas é conseguir uma mudança de paradigma para se tornarem mais “verdes” e “limpas” diminuindo assim a sua pegada ambiental. O principal objetivo a atingir com a elaboração desta dissertação consiste em compreender a relação existente entre as marcas de luxo e os objetivos de sustentabilidade. Pretende-se entender como é que este tipo de marcas lida com questões de foco no ambiente, na dimensão social e económica, identificar as estratégias seguidas pelas empresas e que efeitos esse tipo de estratégias apresentam em termos do comportamento do consumidor. Pretende-se perceber que tipo de desafios e que obstáculos as marcas de luxo enfrentam ao priorizarem objetivos de sustentabilidade. Tentar compreender o impacto das estratégias assumidas pelas empresas na área do luxo com o objetivo de tornar a marca mais sustentável é um ponto importante para os consumidores, admiradores e parceiros de negócio, sendo igualmente relevante entender de que forma estas estratégias influenciam a decisão de compra dos produtos de uma marca e numa ótica empresarial que benefícios financeiros, de reputação e de imagem podem trazer para a marca e para o restante mercado. A intenção deste estudo passa ainda por perceber o tipo de desenvolvimento tecnológico em que as marcas investem, nomeadamente ao nível dos materiais que utilizam nos seus produtos e técnicas de produção para conseguirem atingir os objetivos de sustentabilidade. A dissertação apresenta assim como principal objetivo perceber e analisar as estratégias empresariais das marcas de luxo no que respeita à sustentabilidade, quais os seus efeitos e que condições este tipo de marcas enfrentam para se adaptarem a um negócio que pode e deve tornar-se mais sustentável e ainda qual o impacto destas estratégias em termos do comportamento do consumidor. Em termos gerais conclui-se que as empresas do setor têm vindo a demonstrar preocupações com a sustentabilidade e que os consumidores valorizam as marcas sustentáveis. Em termos científicos, esta dissertação contribui para o conhecimento ao colocar em evidência as práticas empresariais que visam a sustentabilidade das empresas do setor do luxo, uma matéria que se encontra ainda pouco explorada na literatura. Em termos práticos, o conteúdo deste trabalho de investigação pode servir às empresas do setor para justarem as suas estratégias de sustentabilidade, bem como aos reguladores económicos e os governos nos seus esforços de regulação do setor tendo em vista a sustentabilidade.
Descrição: Dissertação de mestrado Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024
Exame público realizado em 08 de abril de 2025
URI: http://hdl.handle.net/11067/8008
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Dissertações

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