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dc.contributor.advisorRebelo, António Martins Fernandes, 1954--
dc.contributor.authorPacheco, David Emanuel Lopes Ferreira, 1982--
dc.date.accessioned2025-03-21T15:46:27Z-
dc.date.available2025-03-21T15:46:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPacheco, David Emanuel Lopes Ferreira (2024) - Cuidadores informais de pessoas idosas com demência : comparação entre a sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores informais, com e sem apoio formal. Lisboa : [s.n.].pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7887-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 10 de março de 2025.pt_PT
dc.description.abstractA saúde mental das crianças é uma preocupação crescente, que condiciona significativamente o bem-estar e o desempenho escolar. O desenvolvimento de competências socioemocionais, tem-se revelado eficaz na redução da sintomatologia de diversas perturbações. Neste contexto, este estudo pretendeu compreender e caracterizar a relação entre a ansiedade, depressão, stress e a promoção de competências socioemocionais em crianças do 4º ano de escolaridade. Para o efeito, foi realizado um estudo experimental, de grupo único, com dois momentos de avaliação, pré e pós-teste. No presente estudo, os participantes tinham uma média de idades de 9,29 anos (DP = 0,584). Os resultados sugeriram uma ligeira redução na sintomatologia da ansiedade, depressão e stress, embora estatisticamente não significativa. Não obstante, quando avaliadas as relações entre as competências socioemocionais e a ansiedade, depressão e stress, verificaram-se associações significativas, sugerindo que a implementação de programas que promovam as competências socioemocionais aplicados em contexto escolar, podem ser uma estratégia eficaz para promover a saúde mental e o desenvolvimento saudável das crianças.pt_PT
dc.description.abstractChildren's mental health is a growing concern that has a significant impact on their well-being and academic performance. The development of socio-emotional skills has been shown to be effective in reducing the symptoms of various disorders. In this context, this study aimed to understand and characterize the relationship between anxiety, depression, stress and the promotion of socio-emotional skills in 4th grade children. To this end, an experimental, single-group study was conducted with two assessment points, pre- and post-test. The mean age of the participants in this study was 9.29 years (SD = 0.584). The results indicated a slight reduction in anxiety, depression, and stress symptoms, although this was not statistically significant. However, when the relationships between socio-emotional skills and anxiety, depression, and stress were examined, significant associations were found, suggesting that implementing programs that promote socio-emotional skills in a school context may be an effective strategy for promoting children's mental health and healthy development.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCuidadorespt_PT
dc.subjectDemência - Pacientes - Cuidado e tratamentopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.titleCuidadores informais de pessoas idosas com demência : comparação entre a sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores informais, com e sem apoio formalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203924819pt_PT
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