Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7871
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGentil-Homem, Pedro, 1966--
dc.date.accessioned2025-03-12T12:18:43Z-
dc.date.available2025-03-12T12:18:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGentil-Homem, Pedro (2013) - Uma casa portuguesa, com certeza : design de interiores para os aviões da companhia aérea de Portugal (1945 – 1979). - Convergências : Revista de investigação e ensino das artes. - ISSN 1646-9054. - V. 6 n.º12 (2013). - P. 1-11.pt_PT
dc.identifier.issn1646-9054-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7871-
dc.descriptionConvergências : Revista de investigação e ensino das artes. - ISSN 1646-9054. - V. 6 n.º12 (2013).pt_PT
dc.description.abstractO contexto no qual se insere o presente artigo deriva de uma investigação para doutoramento em design (FAUL) nas áreas da História e Crítica de design sobre a companhia aérea TAP Portugal, desde a sua génese (1945) até ao ano em que alterou a designação para Air Portugal (1979). O espaço interior de um avião de uma companhia de bandeira foi sempre uma extensão territorial “encenada” para consumo interno e externo, o que justificou, no caso dos TAP, um compromisso entre a ideologia e o gosto oficial do Estado Novo e os clichés da indústria de turismo à escala internacional. “Portugal no ar”, metonímia de avião TAP, procurou transmitir a imagem de um país moderno (apenas existente "nas nuvens”). Apesar da crescente importância da tecnologia, em linha com os êxitos da engenharia aeronáutica, cada avião TAP conseguiu ser a “casa portuguesa”, onde nacionais e estrangeiros puderam antecipar a chegada a Portugal, ou guardar a última recordação do país.pt_PT
dc.description.abstractThe context in which this article is presented derives from a Phd research in design (FAUL) covering the areas of Design History and Criticism on the airline TAP Portugal, since its beginnings (1945) until the year in which the designation changed to Air Portugal (1979). The interior of a flag carrier aircraft was always a territorial extension “staged” for inner and outer consumption, which in TAP’s case meant, a compromise between the ideology and the official taste of the Estado Novo, and the international tourism clichés. "Portugal in the air," metonymy for a TAP airplane, sought to express the image of a modern country (only existing "in the clouds"). Despite the importance of technology, achieved by the successes of aeronautical engineering, each TAP airplane was a "Portuguese house" where nationals and foreigners anticipated the arrival in Portugal, or save the last memory from the country.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTransportes Aéreos Portugueses, 1945- - Históriapt_PT
dc.subjectAeronáutica comercial - Design - Portugalpt_PT
dc.subjectImagem corporativa - Designpt_PT
dc.titleUma casa portuguesa, com certeza : design de interiores para os aviões da companhia aérea de Portugal (1945–1979)pt_PT
dc.title.alternativeA Portuguese house, for sure : interior design for the airplanes of the airline of Portugal (1945-1979)pt_PT
dc.typearticlept_PT
Aparece nas colecções:[ILID-CITAD] Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Uma casa portuguesa com certeza.pdfTexto integral1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons