Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/7845
Título: | O impacto dos influenciadores na criação da Brand Happiness dos consumidores |
Autor: | Alexandre, Bárbara Carolina Moura |
Orientador: | Rodrigues, Paula Cristina Lopes |
Palavras-chave: | Gestão Comportamento dos consumidores - Redes sociais |
Data: | 2024 |
Resumo: | O comportamento do consumidor está cada vez mais influenciado pelo uso da Internet, nomeadamente as redes sociais, onde as pessoas interagem com as marcas e entre si, expondo as suas opiniões e preferências. Dentro deste universo, os consumidores acabam por ser influenciados de várias formas, das quais se destaca o papel do influenciador digital (Influencer).
O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a importância dos Influencers na felicidade dos consumidores. Como objetivos específicos, pretendeu-se: avaliar a importância dos Influencers, nas suas dimensões atitude face ao Influencer (ATB), trabalho desenvolvido pelo Influencer (CW), proximidade com o Influencer (CP) e necessidade de se sentir único (U), na felicidade dos consumidores. A população considerada foi de consumidores portugueses que usam diferentes redes sociais e seguem diferentes Influencers. Foram recolhidos 345 questionários, de forma online, via Google forms. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva e inferencial, utilizando-se o software SPSS-26.0 (Statistical Package for the Social Sciences). Foram realizadas diversas análises estatísticas (análise fatorial exploratória, análise da fiabilidade e análise da regressão). Dentro da análise da regressão foram feitos testes T- Student para verificar as variáveis estatisticamente significativas e o Teste-F de significância global do modelo.
Os resultados encontrados foram os seguintes: a atitude face aos Influencers não afetam positivamente a felicidade dos consumidores por seguirem os Influencers; o trabalho desenvolvido pelo Influencer (CW) afeta positivamente a felicidade do consumidor a seguir o Influencer (H); a proximidade com o Influencer (CP) afeta positivamente a felicidade do consumidor a seguir o Influencer (H); a necessidade de se sentir único (U) afeta positivamente a felicidade do consumidor a seguir o Influencer (H).Em termos práticos, este estudo contribui para compreender melhor os efeitos dos influenciadores digitais no comportamento dos consumidores, podendo dar luzes para a
realização de estratégias no âmbito da gestão e do marketing digital. Consumer behavior is increasingly influenced by the use of the Internet, namely social networks, where people interact with brands and with each other, expressing their opinions and preferences. Within this universe, consumers end up being influenced in various ways, of which the role of the digital influencer (Influencer) stands out. The main objective of this study was to evaluate the importance of Influencers in consumer happiness. As specific objectives, it was intended to: evaluate the importance of Influencers, in their dimensions attitude towards the Influencer (ATB), work developed by the Influencer (CW), proximity to the Influencer (CP) and the need to feel unique (U), on consumer happiness. The population considered was Portuguese consumers who use different social networks and follow different Influencers. 345 questionnaires were collected online via Google forms. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics, using the SPSS-26.0 software (Statistical Package for the Social Sciences). Statistical analyzes were performed (exploratory factor analysis, reliability analysis and regression analysis). Within the regression analysis, T-Student tests were performed to verify the statistically significant variables and the F-Test for global significance of the model. The results found were the following: attitude towards Influencers does not positively affect consumers' happiness for following Influencers; the work developed by Influencer (CW) positively affects consumer happiness following Influencer (H); proximity to the Influencer (CP) positively affects consumer happiness following the Influencer (H); the need to feel unique (U) positively affects consumer happiness following the Influencer (H). In practical terms, this study contributes to a better understanding of the effects of digital influencers on consumer behavior and may shed light on strategies in the field of management and digital marketing. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão, orientada pela Profª Doutora Paula Cristina Lopes Rodrigues, Universidade Lusíada, Porto, 2024. Exame público realizado em 10 de dezembro de 2024, 12h |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/7845 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULP-FCEE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
294223 Bárbara Carolina Moura Alexandre.pdf Restricted Access | Dissertação de mestrado | 5,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.