Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7804
Título: Animais de companhia e o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças
Autor: Pereira, Joana Matias, 1999-
Orientador: Antunes, Rita Alexandra Rosa, 1983-
Palavras-chave: Crianças e animais
Animais de estimação - Aspectos sociais
Competências sociais em crianças
Emoções
Data: 2024
Citação: Pereira, Joana Matias (2024) - Animais de companhia e o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças. Lisboa : [s.n.].
Resumo: ste estudo teve como objetivo analisar a relação entre a convivência com animais de companhia e a aquisição de competências socioemocionais. Como tal, realizou-se um estudo comparativo, composto por uma amostra de 81 participantes com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos (60,5% sexo masculino; 39,5% sexo feminino). O protocolo de avaliação foi constituído por quatro instrumentos: o Questionário sociodemográfico, a Escala de Empatia para com Animais, a Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children - versão portuguesa e a Lexington Attachment to Pets Scale. Os resultados obtidos sugeriram que a interação com animais de companhia não apresenta uma relação estatisticamente significativa com os níveis de empatia desenvolvidos pelas crianças. De modo geral, o sexo feminino revelou maior ligação emocional e preocupação empática com animais comparativamente ao sexo masculino. Relativamente à transição de idades, evidenciaram-se algumas diferenças relevantes no domínio da empatia, revelando que as crianças de 10 anos possuem níveis superiores de preocupação empática com animais quando comparadas com os pré-adolescentes de 11 e 12 anos. Da mesma forma, as crianças com 12 anos, manifestam maiores níveis de ligação emocional com os animais, comparativamente às crianças de 10 e 11 anos. Encontrou-se ainda, uma associação entre a empatia expressa com outros seres humanos e animais, revelando que as crianças com maior apego a animais, apresentam também maior capacidade para compreender emoções, sejam elas manifestadas por humanos ou por animais.
This study aimed to analyze the relation between companionship with pets and the development of socioemotional competencies. A comparative study was conducted with a sample of 81 participants aged between 10 and 12 years (60,5% male; 39,5% female), utilizing four psychometric instruments (Sociodemographic Questionnaire, Empathy Scale for Animals, Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children - Portuguese version, and the Lexington Attachment to Pets Scale). The results suggest that interaction with pets does not have a statistically significant relation with the levels of empathy developed by children. Overall, it was observed that females demonstrate a stronger emotional attachment and empathetic concern for animals compared to males. Regarding age-related transitions, notable differences were found in the domain of empathy, revealing that 10-year-old children exhibit higher levels of empathetic concern for animals compared to the 11 and 12-year-old groups. Additionally, 12-year-old children showed greater emotional attachment to animals compared to 10 and 11-year-olds. There is also an association between empathy expressed towards other human beings and animals, concluding that children with greater attachment to animals also exhibit a higher capacity to understand emotions, whether those are manifested by humans or animals.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2024.
Exame público realizado em 18 de dezembro de 2024.
URI: http://hdl.handle.net/11067/7804
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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