Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/761
Título: Prevenção e promoção da saúde : um desafio na formação de psicólogos
Autor: Löhr, Suzane Schmidlin
Melo, Márcia Helena da Silva
Salvo, Caroline Guisantes de
Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos
Palavras-chave: Psicólogos - Formação - Brasil
Promoção da saúde
Data: 7-Fev-2014
Resumo: A graduação em psicologia busca a formação generalista do futuro profissional, porém, enquanto área de saúde emergente, os cursos de psicologia no Brasil tendem a reproduzir o modelo tradicional curativo, ou seja, pouca ênfase à vocação para prevenção e promoção de saúde permeia a formação do psicólogo. Essa contingência tem deixado lacunas na formação do profissional, visto que poucas ações comunitárias e de reflexão sobre a prevenção e a promoção de saúde são contempladas nos currículos e estágios de formação em psicologia; ações estas que se encontram entre as demandas mais atuais requeridas aos profissionais. Frente a estas necessidades emergentes, este artigo busca descrever propostas de atuação preventiva e de promoção de saúde passíveis de serem desenvolvidas na graduação em psicologia, visando o amplo desenvolvimento pelo aluno de recursos para uma atuação que vá além da perspectiva curativa/ clínica e que contribua para formação generalista do psicólogo. O trabalho é permeado, inicialmente, pelas contribuições à ciência preventiva no âmbito internacional. Em seguida, o texto aborda a realidade brasileira em relação a tais vertentes. Neste ponto são identificados estudos nacionais desenvolvidos nos serviços escola de psicologia que rompem com as intervenções tradicionais. Enfatiza-se a incipiência de intervenções preventivas e promoção de saúde na formação em psicologia tendo em vista as poucas instituições de ensino que incluem em seus currículos disciplinas ou atividades de estágio com tais enfoques. A qualificação de profissionais para atuar preventivamente e na vertente de promoção da saúde é fundamental para auxiliar a sociedade a mudar a perspectiva de atuação.
Descrição: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 2 (2013). - p. 205-222.
URI: http://hdl.handle.net/11067/761
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 4, n. 2 (Julho-Dezembro 2013)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_4_2_10.pdfTexto integral138,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.