Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7604
Título: Os jogos ilusórios das anamorfoses
Autor: Sequeira, Maria Luísa Alves de Paiva Menezes, 1966-
Palavras-chave: Arquitectura - Filosofia
Perspectiva
Data: 2024
Editora: Universidade Lusíada Editora
Citação: Sequeira, Luísa Paiva (2024) - Os jogos ilusórios das anamorfoses. In: As formulas na arquitectura : actas / 5.º Seminário Internacional de Arquitectura e Matemática ; coordenação de Fátima Silva, Elsa Negas. - Lisboa : Universidade Lusíada. - ISBN 978-989-640-276-1. - P. 257-270.
Resumo: Tendo em consideração a mobilidade de um observador no espaço e a diversidade formal dos suportes de representação (planos, curvos, poliédricos ou empenados), será tema desta apresentação compreender o controlo que é possível exercer sobre a representação perspéctica, de modo a criar efeitos de ilusão de óptica que permitem ao observador apreender representações cambiantes, com efeitos surpreendentes, de acordo com a sua mobilidade nesse espaço de actuação. Os jogos ilusórios das anamorfoses podem ser reais ou virtuais, executados segundo métodos tradicionais ou com recurso às novas tecnologias computorizadas, mas centram-se sempre no problema da mobilidade do observador e sua relação com o espaço envolvente que, neste caso, se procura que seja harmónico, proporcionado e edílico. O regime de ocularidade, crescente, a partir do século XVI, e que, progressivamente se vai impondo sobre os demais sentidos, conduz a uma supremacia da imagem de rápida apreensão, mas conducente à incapacidade de profundidade, ou seja, de uma leitura que possa ir além da superfície das coisas.
Descrição: As formulas na arquitectura : actas / 5.º Seminário Internacional de Arquitectura e Matemática ; coordenação de Fátima Silva, Elsa Negas. - Lisboa : Universidade Lusíada. - ISBN 978-989-640-276-1.
URI: http://hdl.handle.net/11067/7604
https://doi.org/10.34628/KGBN-GD03
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ILID-CITAD] Contribuições em livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
livro_silva_negas_formulas_arquitecura_257-270.pdf658,75 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons