Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/753
Título: O papel dos estilos educativos parentais na sintomatologia ansiosa de adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico
Autor: Azevedo, Vanessa
Simões, Sónia
Marques, Mariana
Cunha, Marina
Palavras-chave: Educação - Participação dos pais
Ansiedade na adolescência
Data: 7-Fev-2014
Resumo: O presente estudo visa analisar o papel que a perceção dos adolescentes sobre os estilos educativos parentais tem sobre a manifestação de sintomatologia ansiosa. A amostra envolveu 136 adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico, 48 rapazes e 88 raparigas com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, recolhida no Colégio São Martinho em Coimbra. O protocolo de investigação incluiu os seguintes instrumentos de colheita de dados: Questionário Sociodemográfico, State-Trait Anxiety Inventory for Children e EMBU-A. Os resultados do estudo sugerem que existem correlações significativas entre a rejeição paterna e a sintomatologia ansiosa. O modelo preditivo avançado no estudo mostra que o suporte emocional e sobreproteção do pai são preditores significativos da ansiedade-total nos adolescentes. Por seu lado, apenas a sobreproteção paterna é preditor significativo da ansiedade-traço nos jovens. Já no que respeita à ansiedade-estado nos jovens, é preditor significativo a rejeição paterna. Assim, este estudo permite concluir que a rejeição paterna é um dos estilos educativos parentais que exerce maior influência na manifestação de ansiedade nos adolescentes.
Descrição: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 4, n. 2 (2013). - p. 31-50.
URI: http://hdl.handle.net/11067/753
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 4, n. 2 (Julho-Dezembro 2013)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_4_2_2.pdfTexto integral200,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.