Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7421
Título: Ansiedade face às avaliações e a sua relação com a saúde mental e bem-estar dos alunos de 3.º e 4.º ano de escolaridade
Autor: Ascensão, Ana Margarida Pereira de, 2000-
Orientador: Antunes, Rita Alexandra Rosa, 1983-
Palavras-chave: Crianças em idade escolar - Psicologia - Portugal
Estudantes - Saúde mental
Ansiedade
Estudantes - Aspectos sociais
Stresse (Psicologia)
Data: 2023
Citação: Ascensão, Ana Margarida Pereira de (2023) - Ansiedade face às avaliações e a sua relação com a saúde mental e bem-estar dos alunos de 3.º e 4.º ano de escolaridade. Lisboa : [s.n.].
Resumo: A ansiedade face às avaliações é conceptualizada como um nível elevado de ansiedade-estado, caracterizada por tensão e preocupação, no que diz respeito às avaliações académicas. Este tipo de ansiedade condiciona negativamente o desempenho escolar do aluno, a sua qualidade de vida, a sua perceção de autoeficácia, estratégias de coping, bem como as relações mantem com os pares, pais e professores. O presente estudo tem como objetivo principal compreender e caracterizar a ansiedade face aos testes e a forma como se relaciona com estas variáveis. A amostra é composta por 135 alunos de 3.º e 4.º ano de escolaridade do ensino privado, 71 raparigas e 64 rapazes, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos de idade. Os participantes responderam, via Google forms, a um questionário sociodemográfico e de cariz escolar e a quatro instrumentos quantitativos: Questionário de Ansiedade face aos Testes (QAT), KIDSCREEN-10 (KS10), Self-Efficacy Questionnaire for Children (SEQ-C) e Schoolagers’ Coping Strategies Inventory (SCSI). A aplicação dos instrumentos foi realizada na presença do investigador, com leitura dos itens em voz alta e com oportunidade de esclarecimento de dúvidas. As análises estatísticas realizadas permitiram concluir que níveis reduzidos de ansiedade face aos testes estão associados a melhores níveis de qualidade de vida e autoeficácia, assim como ao uso eficaz de estratégias de coping mais adaptativas. Os alunos que mantêm relações positivas e saudáveis com os pais, professores, pares e com a própria escola evidenciam menores níveis de ansiedade face aos testes.
Test anxiety is conceptualized as a high level of state anxiety characterized by tension and worry regarding academic evaluations. This type of anxiety negatively affects students' academic performance, quality of life, self-efficacy perception, coping strategies, as well as their relationships with peers, parents, and teachers. The main objective of this study is to understand and characterize test anxiety and its relationship with these variables. The sample consists of 135 students from the 3rd and 4th grades of private schools, including 71 girls and 64 boys, aged between 8 and 11 years old. Participants completed a sociodemographic and school-related questionnaire through Google Forms, along with four quantitative instruments: Test Anxiety Questionnaire (QAT), KIDSCREEN-10 (KS10), Self-Efficacy Questionnaire for Children (SEQ-C), and Schoolagers' Coping Strategies Inventory (SCSI). The instruments were administered in the presence of the researcher, with items read aloud and with an opportunity for clarification of doubts. Statistical analyses revealed that lower levels of test anxiety are associated with better quality of life and self-efficacy, as well as the effective use of more adaptive coping strategies. Students who maintain positive and healthy relationships with parents, teachers, peers, and the school itself show lower levels of test anxiety.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.
Exame público realizado em 07 de março de 2024.
URI: http://hdl.handle.net/11067/7421
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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