Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7357
Título: Profissão de risco : o desenho como elemento principal de pensamento
Autor: Teixeira, Henrique Ribeiro
Orientador: Amorim, Sérgio Filipe Pinto
Palavras-chave: Arquitetura
Desenho - Processo arquitectónico - Instrumento arquitectónico
Teoria da arquitectura
Desenho arquitectónico
Caso de estudo - Igreja de Santa Maria, Álvaro Siza Vieira - Marco de Canavezes
Caso de estudo - Termas de Vals, Peter Zumthor - Vals
Data: 2023
Resumo: A presente dissertação desenvolve um estudo sobre o desenho analógico, mais especificamente do esquisso, como instrumento de pensamento no processo criativo e de desenvolvimento de projeto. A metodologia a utilizar para o desenvolvimento deste projeto de investigação processou-se através da consulta e leitura de dados qualitativos, como referências bibliográficas de determinados autores relacionadas com o tema do desenho e do desenho no projeto de arquitetura, a consulta de elementos gráficos (imagens, fotografias e desenhos), textos (artigos e entrevistas) e vídeos (entrevistas, conferências e documentários). Pretende-se aferir a importância do desenho e o papel que o mesmo desempenha nesta profissão de risco(s). Compreender a relevância que o esquisso exerce no domínio do pensamento e das ideias, e como desenhar em projeto constitui um dos mais importantes meios de pensar, imaginar e transformar a realidade, com o desenho como instrumento. O desenho num projeto de Arquitetura não é um fim per se. Os esquissos à mão levantada, a maqueta, a fotografia, as fotomontagens, o desenho rigoroso (digital), o 3D, a memória descritiva, os painéis, entre outros, complementam assim este método, que, apesar de antigo, continua a ser o mais idóneo, e aquele que tanto nos é incentivado a usar incansavelmente desde o primeiro ano. De um modo geral, é através do desenho que descobrimos e percebemos melhor as coisas. O esquisso cumpre, por isso, um papel diário na nossa vida enquanto arquitetos, e, por essa razão, não podemos parar de desenhar.
The present dissertation develops a study about the analogic drawing, more specifically the sketch drawing, as the main element of thinking in the creative and development process of a project. The methodology used for the development of this research project was processed through the reading and consultation of qualitative data, such as bibliographical references of certain authors related to the subject of the drawing and design in an architectural project, the consultation of graphic elements (images, photographs and drawings), texts (articles and interviews) and videos (interviews, conferences and documentaries). It is intended to assess the importance of drawing and the role that it plays in this scratch(es) profession. Understanding the relevance that sketching has in the domain of thought and ideas, and how drawing in a project represents one of the most important ways of thinking, imagine and transform the reality, with drawing as a tool. Drawing in an architecture project is not an end per se. Free hand sketches, models, photography, photomontages, rigorous (digital) drawing, 3D, descriptive memory, panels, among others, thus complement this method, which, despite being old, continues to be the most suitable, and the one that we are encouraged to use tirelessly since the first year. In general, it is through drawing that we discover and understand things better. Therefore, sketching plays a daily role in our lives as architects, and, for that reason, we cannot stop drawing.
Descrição: Dissertação de mestrado em Arquitectura
Exame público realizado em 8 de março de 2024, às 10h
URI: http://hdl.handle.net/11067/7357
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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