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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964--
dc.contributor.advisorLucas, Paula Cristina da Costa, 1978--
dc.contributor.authorAugusto, Raphael Duarte Alves, 1989--
dc.date.accessioned2024-02-22T13:06:07Z-
dc.date.available2024-02-22T13:06:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7348-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 22 de Janeiro de 2024pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio em musicoterapia retrata o trabalho realizado na escola Manuel da Maia entre 2022 e 2023. O estágio foi realizado com adolescentes do 2º ciclo, selecionados por apresentarem comportamentos inadequados em sala de aula, agressividade (sofrendo ou praticando bullying), desmotivação e/ou diagnósticos tais como a PHDA. Os desafios próprios desta fase do desenvolvimento são resumidos como: consolidar a identidade, obter maior competência social, e aprender a autorregular-se emocionalmente. Partindo da referência de musicoterapeutas que trabalham com adolescentes em contexto escolar, e dos objetivos da Manuel da Maia, realizaram-se semanalmente sessões individuais e de grupo, das quais destacam-se dois estudos de caso. Conclui-se que estratégias que conjugam liberdade e controle, como a improvisação musical, podem ser efetivas no trabalho com adolescentes em contexto escolar. A partir da improvisação, minimizaram-se em alguns casos a desmotivação e a agressividade, além de sintomas de PHDA, promovendo em ambos os estudos de caso a autoexpressão, a competência social e a regulação emocional.pt_PT
dc.description.abstractThis music therapy internship report portrays the work carried out at the Manuel da Maia school between 2022 and 2023. The internship was carried out with teenagers from the 2nd cycle, selected for showing inappropriate behavior in the classroom, aggressiveness (suffering or practicing bullying), lack of motivation and/or diagnoses such as ADHD. The challenges inherent to this phase of development are summarized as: consolidating identity, obtaining greater social competence, and learning to self-regulate emotionally. Based on the reference of music therapists who work with teenagers in a school context, and Manuel da Maia's objectives, individual and group sessions were held weekly, of which two case studies stand out. It is concluded that strategies that combine freedom and control, such as musical improvisation, can be effective in working with adolescents in a school context. Through improvisation, demotivation and aggressiveness, as well as ADHD symptoms, were minimized in some cases, promoting self-expression, social competence and emotional regulation in both case studies.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMusicoterapia para adolescentespt_PT
dc.subjectBullying nas escolaspt_PT
dc.subjectDistúrbio de hiperatividade com défice de atençãopt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectEscola Básica Segundo e Terceiro Ciclos Manuel da Maia (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleMusicoterapia com adolescentes na Escola Básica Integrada Manuel da Maiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203539036pt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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