Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7343
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dc.contributor.advisorRebelo, António Martins Fernandes, 1954--
dc.contributor.authorTorresani, Carolina Punchirolli, 1991--
dc.date.accessioned2024-02-21T12:53:55Z-
dc.date.available2024-02-21T12:53:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7343-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 30 de Janeiro de 2024.pt_PT
dc.description.abstractA dislexia causa inúmeras implicações na vida adulta, quer a nível académico e profissional, o individuo com dislexia, muitas vezes é mal compreendido. Na literatura, os estudos sobre a dislexia têm se apoiado na investigação do perfil do disléxico em idade escolar, visto que as dificuldades são prolongadas até na idade adulta. Sendo assim, pouco estudos abordam sobre a dislexia em indivíduos adultos, como evoluíram (ou não) suas habilidades, suas principais dificuldades nos vários âmbitos da vida e como repercutiram nas suas escolhas a nível académicas e profissionais. Portanto, este estudo objetivou identificar a importância do diagnóstico multidisciplinar precoce da dislexia, e procurar perceber quanto a ausência deste diagnóstico e tratamento cria impacto emocional no percurso de vida do individuo. Tratou-se de um estudo qualitativo, no qual se utilizou a entrevista como método de recolha de dado, onde participaram 100 indivíduos adultos, com diagnostico de dislexia. Os resultados obtidos neste estudo, revelaram que falta de diagnostico precoce cria um impacto emocional no percurso de vida. Concluiu-se que o individuo disléxico na fase adulta, tem muitas dificuldades na execução das suas tarefas, principalmente no trabalho, pois exige esforço redobrado para poder realizar suas atividades, além da falta de compreensão e conhecimento da dislexia, por parte dos seus colegas e superiores.pt_PT
dc.description.abstractDyslexia causes numerous implications in adult life, both academically and professionally, the individual with dyslexia is often misunderstood. In the literature, studies on dyslexia have been based on the investigation of the profile of dyslexics at school age since the difficulties last until adulthood. Therefore, few studies address dyslexia in adult individuals, how their skills have evolved (or not), their main difficulties in various areas of life and how they have repercussions on their academic and professional choices. Therefore, this study aimed to identify the importance of early multidisciplinary diagnosis of dyslexia, and try to understand how much the absence of this diagnosis and treatment creates an emotional impact on the individual's life course. It was a qualitative study, in which the interview was used as a data collection method, involving 100 adult individuals diagnosed with dyslexia. The results obtained in the study revealed that the lack of early diagnosis creates an emotional impact on the course of life. It as concluded that the dyslexic individual in adulthood has many difficulties in carrying out his tasks, especially at work, as it requires increased effort to be able to carry out his activities, in addition to the lacks of understanding and knowledge of dyslexia on the part of his colleagues and superiors.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDislexia - Diagnásticopt_PT
dc.subjectDislexia - Aspectos sociaispt_PT
dc.subjectDislexia - Aspectos psicológicospt_PT
dc.titleA importância do diagnóstico e das intervenções nos indivíduos disléxicos e o impacto emocional no seu desenvolvimentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203534638pt_PT
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