Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7328
Título: O silêncio das palavras : a musicoterapia e o adulto com incapacidade intelectual
Autor: Botelho, Margarida Lopes e, 2000-
Orientador: Gutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971-
Guerra, Ana Cláudia Diogo, 1977-
Palavras-chave: Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Musicoterapia - Prática profissional
Pessoas com deficiência mental - Portugal
Auto-estima
Competências sociais
Data: 2023
Resumo: Realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, do Mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa, este relatório aborda a relação entre a Musicoterapia e o adulto com incapacidade intelectual durante um período de intervenção de oito meses, de outubro de 2022 a maio de 2023, na instituição CEDEMA, situada em Famões, concelho de Odivelas, Portugal. A intervenção teve como principal objetivo melhorar competências sociais, cognitivas e emocionais em adultos institucionalizados com incapacidade intelectual. Deste modo, catorze adultos com incapacidade intelectual usufruíram de sessões de Musicoterapia distribuídas em duas modalidades. Sessões realizadas em grupo – dois grupos de seis adultos com incapacidade intelectual de níveis ligeiro, moderado e severo, e sessões individuais – dois adultos com incapacidade intelectual: um de nível ligeiro e outro de nível profundo com Multideficiência e Síndrome de Down. Descrevem-se dois estudos de caso: um de grupo e um individual. Os resultados evidenciam a importância da Musicoterapia na melhoria e desenvolvimento a) de competências cognitivas e sociais; b) da relação com os pares; c) da construção da identidade de grupo; d) da consciência e exposição das emoções, musical e verbalmente, através de técnicas de improvisação e escrita de canções: e) da atenção; e f) da promoção do relaxamento através da musicoterapia recetiva.
Carried out within the scope of the Internship Curricular Unit, of the Master in Music Therapy of the Lusíada University of Lisbon, this report addresses the relationship between Music Therapy and the adult with intellectual disability during an intervention period of eight months, from October 2022 to May 2023, at the CEDEMA institution, located in Famões, municipality of Odivelas, Portugal. The main goal of the intervention was to improve social, cognitive and emotional skills in institutionalized adults with intellectual disabilities. Thus, fourteen adults with intellectual disabilities enjoyed Music Therapy sessions distributed in two modalities. Group sessions - two groups of six adults with mild, moderate and severe intellectual disabilities, and individual sessions - two adults with intellectual disabilities: one with mild and one with profound intellectual disabilities with Multidisability and Down Syndrome. Two case studies are described: one group and one individual. The results show the importance of Music Therapy in the improvement and development of a) cognitive and social skills; b) relationship with peers; c) group identity construction; d) awareness and exposure of emotions, musically and verbally, through improvisation and songwriting techniques: e) attention; and f) promotion of relaxation through receptive music therapy.
Descrição: Relatório de estágio em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023
Exame público realizado em 12 de Janeiro de 2024
URI: http://hdl.handle.net/11067/7328
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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