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dc.contributor.advisorCoelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira-
dc.contributor.authorFerreira, Cláudia Inês Barradas Rito-
dc.date.accessioned2024-01-25T11:38:33Z-
dc.date.available2024-01-25T11:38:33Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7320-
dc.descriptionExame público realizado em 28 de novembro de 2023, às 13h30-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.description.abstractO bullying é um fenómeno de relevância na literatura, devido ao facto de ser uma das problemáticas mais manifestadas no ensino e por apresentar um efeito negativo significativo no bem-estar e desenvolvimento dos indivíduos que o experienciam, bem como dos outros elementos da comunidade escolar. O contexto académico tem manifestado um interesse cresce no estudo de variáveis que tem influência no desempenho, rendimento e envolvimento académico, como são exemplo o bullying e o nível socioeconómico. Neste estudo analisaram-se as diferenças na adoção de papéis em situações de bullying em função do estatuto socioeconómico dos mesmos. Os dados em análise foram recolhidos presencialmente através do preenchimento dos questionários, contando com a participação voluntária e anónima de 234 alunos do 3º ciclo do ensino básico que frequentam a escola E.B. 2/3 de Ínfias. No estudo foi recolhida a informação do escalão social escolar através do nível socioeconómico e foi utilizado um questionário validado para a população portuguesa que avalia a adoção de comportamentos de bullying (QCB - Questionário sobre Comportamentos de Bullying) (Coelho & Sousa, 2020), sendo os questionários administrados pelos psicólogos da Academia Gulbenkian do Conhecimento que são responsáveis pela investigação mais abrangente do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, em que esta dissertação está inserida. Permitindo compreender o modo como o nível socioeconômico influencia a adoção de papéis no bullying, foram realizadas análises de variância univariada. Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos de nível socioeconómico alto apresentam um maior envolvimento nas práticas de bullying. Os resultados promovem a reflexão sobre a importância do nível socioeconómico em situações de bullying.pt_PT
dc.description.abstractBullying is a phenomenon of relevance in the literature, mainly due to the fact that it is one of the most manifested problems in teaching and because it has a significant negative effect on the well-being and development of individuals who experience it, as well as other elements of the school community. The academic context has shown a growing interest in the study of variables that influence performance, income, and academic involvement, such as bullying and socioeconomic level. This study analyzed the differences in the adoption of roles in bullying situations according to their socioeconomic status. The data under analysis were collected in person by filling out questionnaires, with the voluntary and anonymous participation of 234 students from the 3rd cycle of basic education who attend the E.B. 2/3 of Ínfias. In the study, information on the school social class was collected through socioeconomic level and a questionnaire validated for the Portuguese population was used that assesses the adoption of bullying behaviors (QCB- Questionnaire on Bullying Behaviors) (Coelho & Sousa, 2018), being the questionnaires administered by the psychologists of the Gulbenkian Academies of Knowledge who are part of a broader research conducted at Psychology for Positive Development Research Center, in which this dissertation is integrate. In order to understand how the socioeconomic level influences the adoption of roles in bullying, univariate analyzes of variance were performed. The results of this study show that students of high socioeconomic status are more involved in bullying practices. The results promote reflection on the importance of economics in bullying situations.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsclosedAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectViolência escolar - Ensino básicopt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário sobre Comportamentos de Bullyingpt_PT
dc.titleA relação entre o nível socioeconómico e os comportamentos assumidos nas situações de bullyingpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203408284-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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290910 Claudia Ines Barradas Rito Ferreira.pdf
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