Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7318
Título: Determinantes socioemocionais da identidade atlética na adolescência
Autor: Branco, Rui Pedro Salgueiro, 1976-
Orientador: Cabrita, Túlia Rute Maia 1972-
Palavras-chave: Altetas adolescentes - Psicologia
Competências sociais na adolescência
Emoções na adolescência
Data: 2023
Resumo: O presente estudo tem por objetivo estudar a relação entre a entre identidade atlética, as competências socioemocionais e o suporte social em atletas adolescentes, tendo em conta o nível de prática desportiva, número de treinos, anos de prática e nível competitivo. Participaram 104 atletas adolescentes de diferentes modalidades e níveis competitivos, 51,9% femininos e 48,1% masculinos com média de idade de 16,02. Aplicou-se uma bateria de instrumentos constituída por um Questionário Sociodemográfico, Escala de Competências Socioemocionais (ECS), Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e Escala de Identidade Atlética-plus (EIA-plus). Os resultados obtidos sugerem que as competências socioemocionais contribuiem para a identidade atlética, tal como a idade, e, dentro das variáveis sócio desportivas o facto de a modalidade ser coletiva, o número de treinos semanais ser maior e o nível competitivo ser mais elevado, também contribuem. A adaptabilidade surgiu como um preditor forte dentro das dimensões das competências socioemocionais. A satisfação com o suporte social e o género não se apresentaram como preditores de identidade atlética. Através dos resultados obtidos um nível alto de identidade atlética não aparenta ser impedimento para os jovens estarem satisfeitos com o suporte social que recebem, nem ser um impedimento para desenvolver competências socioemocionais. Com base nos resultados obtidos são formuladas implicações para treinadores e psicólogos no sentido de compreender as competências socioemocionais dos adolescentes praticantes de desporto de competição
The present study aims to study the relationship between athletic identity, socio-emotional expertises and social support in adolescent athletes, taking into account the level of sports practice, number of training sessions, years of practice and competitive level. A total of 104 adolescent athletes from different sports and competitive levels participated, 51.9% female and 48.1% male with an average age of 16.02. A battery of instruments was applied consisting of a Sociodemographic Questionnaire, Socioemotional Expertise Scale (SEE), Social Support Satisfaction Scale (SSSS) and Athletic Identity Scale-plus (AIMS-plus). The results obtained suggest that socio-emotional competences contribute to athletic identity, as does age, and within the socio-sporting variables, the fact that the sport is team-based, the number of weekly training sessions is greater and the competitive level is higher, also contribute. Adaptability emerged as a strong predictor within the dimensions of socio-emotional competences. Satisfaction with social support and gender did not emerge as predictors of athletic identity. The results show that a high level of athletic identity does not appear to prevent young people from being satisfied with the social support they receive, nor does it appear to prevent them from developing socio-emotional competences. Based on the results obtained, implications are formulated for coaches and psychologists in order to understand the socio-emotional competences of adolescents practising competitive sport.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023
Exame público realizado em 21 de dezembro de 2023
URI: http://hdl.handle.net/11067/7318
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mpc_rui_branco_dissertacao.pdfDissertação746,31 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons