Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/7154
Título: Competência de literacia emergente : contributo de variáveis pessoais e contextuais
Autor: Magalhães, Fabiana Patrícia Faria
Orientador: Cruz, Joana Sara Ferraz da
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia da educação
Educação Pré-escolar - Investigação - Literacia
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente (DUCLE)
Data: 2022
Resumo: As competências da literacia emergente, designadamente, a consciência fonológica, os conceitos sobre o impresso e o vocabulário constituem-se como preditores para o sucesso escolar, podendo ser influenciadas por variáveis pessoais e contextuais. No entanto, existe reduzida evidência empírica nacional face à influência das variáveis pessoais e contextuais nas competências de literacia emergente. Este estudo pretendeu analisar a influência do género, da idade, do número de anos de frequência na educação pré-escolar, das habilitações literárias do pai e da mãe, do número de pessoas a coabitar com a criança e do número de crianças em casa no desempenho das crianças em tarefas subjacentes às competências de literacia emergente. Participaram no projeto 451 crianças de quatro agrupamentos de escolas do Norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam no ano letivo 2021/22. Para analisar a influência das variáveis citadas nas competências de literacia emergente realizaram-se regressões múltiplas, pelo método Enter. Os resultados evidenciam o contributo significativo das variáveis pessoais e contextuais no desempenho nas competências de literacia emergente. Os resultados são discutidos, permitindo uma reflexão sobre as implicações para a prática no contexto da educação pré-escolar.
Emergent literacy skills, namely phonological awareness, print concepts, and vocabulary, are predictors of academic success and may be influenced by personal and contextual variables. However, there is limited national empirical evidence regarding the influence of personal and contextual variables on emergent literacy skills. This study aimed to analyze the influence of gender, age, number of years of preschool attendance, education of the father and mother, number of people living with the child, and number of children at home context on children's performance in tasks underlying emergent literacy skills. The project involved 451 children, aged 3 to 5 years old, who were attending four groups of schools in the North of Portugal in 2020-2021 school year. To analyze the influence of the variables mentioned in the emerging literacy competencies, multiple regressions were performed using the Enter method. The results show the significative influence of personal and contextual variables on children's performance in emergent literacy skills. The results are discussed, allowing reflection on implications for practice in the preschool context.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
Exame público realizado em 21 de julho de 2023, às 18h
URI: http://hdl.handle.net/11067/7154
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
290332 Fabiana Patrícia Faria Magalhães.pdfDissertação de mestrado995,75 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.