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dc.contributor.advisorMarques, Teresa Sofia Moreira-
dc.contributor.authorPaiva, Damiana Isabel Amorim de-
dc.date.accessioned2023-09-28T11:43:03Z-
dc.date.available2023-09-28T11:43:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7150-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica-
dc.descriptionExame público realizado em 7 de junho de 2023, às 13H30-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo passa por investigar se existem Diferenças de Género ao nível das capacidades de Regulação Emocional nas crianças e, a par, intenta compreender a Relação entre a Idade e as Competências de Regulação Emocional bem como aferir se há uma relação entre a Idade e o género e a variável Labilidade Emocional. A metodologia utilizada assenta num estudo empírico, correlacional e de caráter transversal, utilizando, para responder às questões de investigação, uma população normativa de crianças portuguesas (N= 48) e conduzindo análises de correlação tendo como preditores de Regulação Emocional. Para o efeito, foram utilizados os seguintes instrumentos i) Questionário Sociodemográfico e ii) Emotion Regulation Checklist (ERC); Os resultados obtidos sugerem a existência de uma associação entre a variável Idade e Labilidade Emocional/Negatividade, apontando para a hipótese que crianças mais novas têm, tendencialmente, maiores níveis de labilidade e negatividade emocional, ao passo que as crianças mais velhas têm menores níveis. Estes resultados serão explorados e analisados de forma mais detalhada adiante.pt_PT
dc.description.abstractThe main goal of this study is to investigate whether there are Gender Differences in terms of Emotional Regulation skills in children and, at the same time, it tries to understand the relationship between Age and Emotional Regulation Skills as well as to assess whether there is a relationship between Age and Gender and the Emotional Lability variable. The methodology used is based on an empirical, correlational and cross-sectional study, using, to answer the research questions, a normative population of Portuguese children (N= 48) and conducting correlation analyses, having Emotional Regulation as a predictor. For this purpose, the following instruments were used: i) Sociodemographic Questionnaire and ii) Emotion Regulation Checklist (ERC); The results obtained suggest the existence of an association between the variable Age and Emotional Lability/Negativity, pointing to the hypothesis that younger children tend to have higher levels of emotional lability and negativity, while older children have lower levels. These results will be explored and analyzed in more detail below.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccess (2 Years)pt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectCrianças - Regulação emocional - Diferenças de géneropt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)pt_PT
dc.titleRegulação emocional : diferenças de género e relação com a idade em criançaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203339428-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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