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dc.contributor.advisorAlves, Francisco Peixoto-
dc.contributor.authorPaiva, Ana Patrícia Moura-
dc.date.accessioned2023-09-08T15:32:14Z-
dc.date.available2023-09-08T15:32:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/7084-
dc.descriptionMestrado Integrado em Arquitecturapt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 27 de abril de 2023pt_PT
dc.description.abstractNa presente investigação, estudamos a atual perspetiva da Smart City, muito marcada pela tecnologia e pela sustentabilidade. A abordagem Smart permitiu aumentar a qualidade de vida e melhorar os serviços prestados à comunidade com a implementação de soluções inteligentes baseadas na tecnologia. Mas a procura pela eficiência cegou, de certa forma, o processo sendo que passou a colocar a tecnologia no lugar do Homem. O que um dia procurava colocar o ser humano no centro das prioridades. Seguidamente, estudamos a integração da identidade como ferramenta de uma nova abordagem Smart que permitirá desenvolver soluções mais empáticas e centradas nas necessidades da comunidade e do território. Percebemos que a identidade se constitui através de uma relação entre um meio físico e um vínculo assente em valores sociais, culturais, antropológicos, e outros. Desta relação resultará um território com caráter, com “alma”. Daqui resulta a perceção da importância da identidade, o que podemos denominar uma dimensão “Human Smart Place”. Finalmente aplicamos essa perspetiva a um ensaio projetual desenvolvido em Lavra. Palavras-chave: Identidade . Lugar . Smart . Planeamentopt_PT
dc.description.abstractIn the present investigation, we study the current perspective of the Smart City, very marked by technology and sustainability. The Smart approach made it possible to increase the quality of life and improve services provided to the community with the implementation of intelligent technology solutions. But the search for efficiency blinded, in a certain way, the process and it started to put technology in the place of Man. What one day sought to put the human being at the center of priorities. Next, we study the integration of identity as a tool of a new Smart approach that will allow the development of more empathetic solutions centered on the needs of the community and the territory. We realize that identity is constituted through a relationship between a physical environment and a bond based on social, cultural, anthropological, and other values. This relationship will result in a territory with character, with a “soul”. This results in the perception of the importance of identity, which we can call a “Human Smart Place” dimension. Finally, we apply this perspective to a design essay Keywords: Identity . Place. Intelligent . Planningen
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectLugarpt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.titleA identidade como pilar da ideia "Human Smart Place"pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.tid203342577-
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