Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6846
Título: Azulejaria de Maria Keil : obra pública
Autor: Rocha, Maria Inês Manso de Oliveira, 1997-
Orientador: Dias, Rui Humberto de Matos, 1969-
Palavras-chave: Keil, Maria, 1914-2012 - Crítica e interpretação
Azulejos - Portugal - Lisboa
Estações de metropolitano - Decoração - Portugal - Lisboa
Arte pública - Portugal - Lisboa
Data: 2022
Resumo: Pretendeu-se desenvolver uma dissertação de mestrado em Design de âmbito histórico em torno da obra pública em azulejo de Maria Keil (1914-2012), um dos nomes mais emblemáticos da azulejaria portuguesa na segunda metade do séc. XX. Almejámos compreender melhor estas suas obras de desígnio público, muito particularmente os painéis de azulejo para revestimento das estações do Metropolitano de Lisboa - o seu conjunto de obras maior, bem como o painel da Avenida Infante Infante Santo, também em Lisboa. Estas obras foram entendidas: à luz do conjunto da sua produção azulejar, que remete para a linguagem dos movimentos artísticos Neorrealismo e Abstracionismo Geométrico, ainda que com um cunho muito pessoal; das restantes práticas artísticas que empreendeu; no confronto com a obra de outros autores que praticaram a azulejaria na mesma época; na relação com o contexto cultural e social; bem como na relação com a tradição da azulejaria portuguesa (vários elementos desta tradição, técnicos e formais, foram, paralelamente a aspetos modernizantes, convocados por Maria Keil, designadamente nos referidos painéis das estações do Metropolitano e no da Avenida Infante Santo, em Lisboa). A investigação foi realizada com o intuito particular de procurar olhar para as obras públicas azulejares da autora, sob o pondo de vista da História do Design, i.e. para além da História da Arte ou mesmo da História da Arquitetura. Obras como os painéis supracitados que, com sucesso, se articularam com o espaço arquitetónico e contemplaram a boa circulação dos utentes, são para além de composições artísticas, também objetos geradores de ambientes e de comunicação. Procurou-se ainda averiguar acerca do legado da obra pública em azulejo de Maria Keil para o espaço público e para as novas gerações de artistas, arquitetos e designers.
It was intended for this thesis, to be around the public work of Maria Keil’s tiles, one of the most well-known names in Portuguese decorative tiles on the second half of the 20th century. We attempted to understand better her public works, particularly the tile panels in some of Lisbon’s Metro Stations and in the Avenida Infante Santo’s that are considered her most relevant works. These works were analyzed with her tile production in mind, related to the language seen in Neorealism and Geometric Abstractionism; comparing her works to other artists of her time; considering the social and cultural context; and his connection with traditional Portuguese tile work (which techniques and traditional elements that were used in a manner that transformed the way we perceive modern design). This investigation was accomplished with the intention of analysing these works from the point of view of Design History (beyond Art History and Architecture History). The tile panels referred before are contemplated daily by people, during their normal routines, and are objects that generate environments and communication. There was also an attempt to find out all of Maria Keil’s public works to spread this modern artist’s work to the public and specially to the new generations of artists, architects, and designers that are interested in working for the public space.
Descrição: Dissertação de mestrado em Design, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022.
Exame público realizado em 7 de Março de 2023.
URI: http://hdl.handle.net/11067/6846
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mdsgn_maria_ines_rocha_dissertacao.pdfDissertação9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons