Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6785
Título: A relação do ambiente familiar no envolvimento escolar e na satisfação com a vida dos adolescentes portugueses
Autor: Coelho, Madalena Rodrigues, 1998-
Orientador: Gaspar, Tânia, 1977-
Palavras-chave: Lar e Escola - Portugal
Jovens - Atitudes - Portugal
Bem-estar
Data: 2022
Resumo: A relação entre os contextos familiar e escolar eleva os benefícios para o crescimento da criança relativamente aos processos biopsicossociais que lhe foram desenvolvidos, durante o ciclo vital, através das relações primárias estabelecidas entre família que ajudaram na adaptação do jovem a diversos contextos, especialmente o escolar, que promoveram bem-estar e satisfação com a vida no adolescente. Este trabalho pretende estudar como é que o ambiente familiar influencia o envolvimento dos jovens no contexto escolar. Assim, tem como objetivo geral compreender e caracterizar a relação entre o ambiente familiar e o envolvimento escolar. Através disto, foi desenvolvido um estudo, de caráter misto, tendo como base o questionário HBSC-OMS (Matos et al, 2018), em que a amostra é caracterizada por um total de 1927 participantes, sendo que 56 % são do sexo feminino e 44 % são do sexo masculino, apresentando uma média de idades de 14,97 anos (DP = 2,51), em que 25,80 % pertencem ao 6º ano de escolaridade, 28,40 % pertencem ao 8º ano de escolaridade, 27,50 % pertencem ao 10º ano de escolaridade e 18,30 % pertencem ao 12º ano de escolaridade. E o instrumento qualitativo, foi baseado num guião de entrevista (Salvador, 2012) e foi aplicado a um total de 10 pais. Os resultados referem que através de um apoio familiar e de uma relação familiar com qualidade, os jovens apresentam valores benéficos para o seu envolvimento escolar, no seu sucesso académico, nas suas relações interpessoais e apresentam maior satisfação com a vida.
he relationship between family and school contexts raises the benefits to the child’s growth in relation to biopsychosocial processes that have been developed, during the life cycle, through the primary relationships established between the family that helped the young person to adapt to different contexts, in particular the school context, which promoted well-being and satisfaction with life in adolescents. This paper aims to investigate how family environment influence the young children’s involvement in the school context. In this way, it has as general objective to understand and characterize the relation between family environment and school involvement. Through this, a study was developed, of mixed character, based on the HBSC-OMS questionary (Matos et al, 2018), in which the sample is characterized by a total of 1927 participants, 56 % are female and 44 % are male, with an average age of 14,97 (DP = 2,51), in which 25,80 % belong to the 6th year of schooling, 28,40 % belong to the 8th year of schooling, 27,50 % belong to the 10th year of schooling and 18,30 % belong to the 12th year of schooling. And the qualitative instrument, was based on an interview guide (Salvador, 2012) and was applied to a total of 10 parents. The results indicate that through family support and a family relationship with quality, young people show beneficial values for their school involvement, in their academic success, in their interpersonal relationships and have greater satisfaction with life.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022
Exame público realizado em 7 de Fevereiro de 2023
URI: http://hdl.handle.net/11067/6785
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mpc_madalena_coelho_dissertacao.pdfDissertação617,79 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons