Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/6672
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sousa, Mariana Lopes de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Inês Beatriz Dinis | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T17:02:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06T17:02:31Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6672 | - |
dc.description | Exame público realizado em 15 de dezembro de 2022, às 13h | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica | - |
dc.description.abstract | O efeito nocivo da institucionalização no desempenho escolar no ajustamento socioemocional e a associação do desempenho escolar com o ajustamento socioemocional encontram-se descritos na literatura. Contudo, são ainda reduzidos os estudos sobre o efeito do desempenho escolar no ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas. O presente estudo tem como objetivo analisar o potencial efeito da institucionalização, do desempenho escolar, da idade e do sexo no ajustamento socioemocional de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Participaram, nesta investigação, 92 crianças (45 institucionalizadas e 47 não institucionalizadas), entre os 6 e os 10 anos de idade (M = 8.20, DP = 1.00). O desempenho escolar e o ajustamento socioemocional foram avaliados com a Escala de Competência Académica da versão portuguesa do Social Skills Rating System – Teacher Form (SSRS-T) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Os questionários foram preenchidos pelas/os cuidadoras/es principais das instituições e pelas/os professoras/es titulares de turma, respetivamente, para as crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas no desempenho escolar e nos indicadores do ajustamento socioemocional, quer entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, quer em função da idade e do sexo. São discutidas as implicações destes resultados para a prática. É enfatizada a importância da implementação de intervenções dirigidas à promoção de práticas institucionais que contribuam para que a experiência de institucionalização potencie a resiliência das crianças com experiências familiares adversas. | pt_PT |
dc.description.abstract | The negative effect of institutionalization on academic performance and socioemotional adjustment, along with the association between academic performance and socioemotional adjustment, are already described. However, research on the effect of academic performance on socioemotional adjustment in institutionalized children is still scarce. This study aims to analyze the potential effect of institutionalization, academic performance, children’s age and sex on institutionalized and noninstitutionalized children’s socioemotional adjustment. Participants were 92 children (45 institutionalized and 47 noninstitutionalized), aged 6 and 10 years old (M = 8.20, SD = 1.00). Academic performance and socioemotional adjustment were assessed with the Academic Performance Scale of the Portuguese version of the scale of Academic Competence of the Portuguese version of Social Skills Rating System – Teacher Form (SSRS-T) and the Portuguese version of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), respectively. The questionnaires were completed by the main caregivers of the institutions and by the elementary teacher, respectively, for the institutionalized and non- institutionalized groups. No statistically significant differences were observed in academic performance and socioemotional adjustment either between institutionalized and noninstitutionalized children or regarding age and sex. The practical implications of these results are discussed. The relevance of implementing interventions focused on the promotion of institutional practices which make residential care an experience which enhances resilience in children with family adverse experiences are highlighted. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Psicologia clínica | pt_PT |
dc.subject | Crianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional | pt_PT |
dc.subject | Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) | pt_PT |
dc.title | Desempenho escolar e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203146069 | - |
Aparece nas colecções: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
288548 Inês Beatriz Dinis Ribeiro.pdf | Dissertação de mestrado | 836,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.