Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6642
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira-
dc.contributor.authorMoura, Ana Raquel Cruz-
dc.date.accessioned2022-12-15T13:30:58Z-
dc.date.available2022-12-15T13:30:58Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6642-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.descriptionExame público realizado em 8 de novembro de 2022, às 12H45-
dc.description.abstractAlguns autores defendem que a autoestima se encontra associada à aprendizagem escolar, nomeadamente no processo de aprendizagem da leitura. Embora a autoestima seja um conceito amplamente explorado, não existem muitos estudos sobre a sua relação com o sucesso académico nos primeiros anos do ensino formal. Deste modo, o presente estudo pretende estudar a relação entre a fluência de leitura e a autoestima nos alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Participaram no estudo 71 alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos (MIdade = 8.28; D.P. = 0.45). Dos 71 alunos, 35 são do sexo masculino e 36 são do sexo feminino. As análises estatísticas confirmam a existência de associação entre as variáveis autoestima e fluência de leitura e autoestima e prosódia. No entanto, os resultados não apoiam a relação entre a autoestima e a precisão de leiturapt_PT
dc.description.abstractSome authors consider that self-esteem is associated with school learning, specifically with the learning to read. Although self-esteem is a widely explored concept, there are not many studies about its relationship with academic success in the early years of formal education. The present analyzes to study the relationship between reading fluency and self-esteem in students of the 3rd grade Elementary School. Seventy-one students participated in the study, their ages ranged 7 and 9 years old (Mage = 8.28; D.P. = 0.45). Of the 71 students, 35 are male and 36 are female. Statistical analyzes confirmed the existence of an association between the variables self-esteem and reading fluency, and between self-esteem and prosody. Even so, results did not support the relationship between self-esteem and reading accuracy.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia educaçãopt_PT
dc.subjectAutoestima - Aprendizagem escolar - Aprendizagem da leiturapt_PT
dc.titleA relação entre a fluência de leitura e a autoestima em alunos do 3.º ano do 1.º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203107322-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IPCE_Ana Raquel Cruz Moura 288386.pdf
  Restricted Access
Dissertação de mestrado450,93 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.