Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6640
Título: Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Autor: Pereira, Ana Rita Baptista
Orientador: Sousa, Mariana Lopes de
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Crianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional
Teste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)
Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ)
Data: 2022
Resumo: As dificuldades na regulação emocional e as vulnerabilidades no ajustamento socioemocional das crianças institucionalizadas são motivo de marcada preocupação na esfera clínica, social e política, o que justifica a relevância de aprofundar a compreensão sobre os mesmos. Este estudo teve como objetivo analisar o potencial efeito da regulação emocional, da labilidade negativa, da idade e do sexo da criança no ajustamento socioemocional de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Participaram, nesta investigação, 92 crianças (45 institucionalizadas e 47 não institucionalizadas), entre os 6 e os 10 anos (M = 8.30, DP = 1.00). A regulação emocional e a labilidade negativa foram avaliadas com recurso a Emotion Regulation Checklist (ERC) e o ajustamento socioemocional foi aferido com o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Os questionários foram preenchidos pelos cuidadores principais das instituições e pelas/os professoras/es titulares de turma, respetivamente, para as crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Observou-se que as crianças institucionalizadas apresentavam mais labilidade negativa do que as não institucionalizadas e que as raparigas exibiam maiores níveis de labilidade negativa do que os rapazes. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na regulação emocional e nos indicadores do ajustamento socioemocional entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, e em função da idade e do sexo. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção psicológica com crianças institucionalizadas.
Despite being widely described, institutionalized children’s difficulties in emotion regulation and their socioemotional adjustment problems are issues of great concern in the clinical, social and political spheres, which highlights the relevance of understanding them deeply. This study aimed to analyze the potential effect of emotion regulation, negative lability, children’s age and sex on socioemotional institutionalized and noninstitutionalized children’s adjustment. Participants were 92 children (45 institutionalized and 47 noninstitutionalized) aged between 6 and 10 years old (M = 8.30, SD = 1.00). Emotion regulation and negative lability were assessed with the Emotion Regulation Checklist (ERC), and socioemotional adjustment with the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). The questionnaires were completed by the institutions’ main caregivers and by the teachers, respectively for institutionalized and noninstitutionalized children. Institutionalized children showed more negative lability than noninstitutionalized ones, and girls exhibited more negative lability than boys. No statistically significant differences in emotion regulation and socioemotional adjustment markers were observed, neither between institutionalized and noninstitutionalized children, nor depending on children’s age and sex. Implications for psychological intervention with institutionalized children are discussed.
Descrição: Exame público realizado em 24 de novembro de 2022, às 14H
Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/11067/6640
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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