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dc.contributor.advisorMartins, Inês Casquilho, 1985--
dc.contributor.authorMatela, Thaís Carvalho de Oliveira, 1979--
dc.date.accessioned2022-12-07T12:03:55Z-
dc.date.available2022-12-07T12:03:55Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6633-
dc.descriptionExame público realizado em 2 de Dezembro de 2022.pt_PT
dc.descriptionDissertação de mestrado em Serviço Social, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022.pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo apresentar boas práticas de intervenção social com crianças e jovens imigrantes em risco. Os projetos e programas dirigidos à temática têm se traduzido em ações e resultados que visam a melhoria da integração e a inclusão social de crianças e jovens imigrantes em territórios socialmente vulneráveis. O estudo elaborado centrou-se numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais inseridos em equipas interdisciplinares na área das migrações, infância e juventude, procedendo-se a análise de conteúdo categorial para o tratamento de dados. Para cobrir uma análise mais abrangente das medidas e práticas de intervenção socioeducativa com crianças e jovens migrantes, utilizamos uma abordagem mista de métodos, com técnicas como análise documental, análise de dados secundários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram identificarestratégias e métodos de intervenção com impacto positivo na integração social e desenvolvimento comunitário suportados por metodologias colaborativas e participativas.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to present good practices of social intervention with immigrant children and youth at risk. The projects and programs aimed at this issue have been translated into actions and results that aim to improve the integration and social inclusion of immigrant children and young people in socially vulnerable territories. The study focused on a qualitative approach through semi-structured interviews with professionals in interdisciplinary teams in the area of migration, childhood and youth, using categorical content analysis for data treatment. To cover a more comprehensive analysis of the measures and practices of socio-educational intervention with migrant children and youth, we used a mixed methods approach, with techniques such as documentary analysis, secondary data analysis and semi-structured interviews. The results allowed the identification of strategies and intervention methods with positive impact on social integration and community development supported by collaborative and participatory methodologies.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrianças em risco - Serviços parapt_PT
dc.subjectJovens em risco - Serviços parapt_PT
dc.subjectIntegração socialpt_PT
dc.subjectServiço social com imigrantespt_PT
dc.titleEstratégias de intervenção social em crianças e jovens imigrantes em riscopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203116445pt_PT
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