Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6561
Título: Serviço social na contemporaneidade : os desafios da formação e do exercício profissional em tempos de crise econômica e sanitária
Outros títulos: Social work in contemporary times : the challenges of training and professional practice in times of economic and health crisis
Autor: Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-
Martins, Eliana Bolorino Canteiro
Data: 2021
Citação: Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, e outro (2021) - Serviço social na contemporaneidade : os desafios da formação e do exercício profissional em tempos de crise econômica e sanitária. Intervenção Social. ISSN 0874-1611. 57-58 (2021) 39-51.
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as dimensões da formação e do exercício profissional da/o Assistente Social no contexto contemporâneo, trazendo reflexões construídas a partir da tese de doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Campus de Franca/SP (Brasil), intitulada: “A formação profissional em Serviço Social por meio do Ensino a Distância: uma análise histórico-crítica a partir da realidade Mineira”, que propôs refletir e problematizar aspectos da formação em Serviço Social realizada por meio da estratégias de Ensino a Distância (EaD). Este ensaio teórico traz alguns indicativos referentes a reorganização do capital para escamotear a sua crise (estrutural) tendo como premissa a centralidade do trabalho como dimensão da vida humana e social e os desdobramentos na formação e no trabalho da/o assistente social. Procura ainda aproximações para compreender os desafios da formação e do exercício profissional em tempos de crise económica e sanitária.
The article aims to analyze the dimensions of training and professional practice of the social worker in the contemporary context, bringing reflections built from the doctoral thesis presented at the Graduate Program in Social Work UNESP/Campus of Franca/SP (Brazil), entitled: “The professional formation in Social Work through Distance Education: a historical-critical analysis based on the reality of Minas Gerais ”, which proposed to reflect on and problematize aspects of the formation in Social Service carried out through distance learning strategies (EaD). This theoretical essay brings some indications about the reorganization of capital to hide its (structural) crisis, having as a premise the centrality of work as a dimension of human and social life and the unfoldings in the social worker’s training and work. It also seeks approaches to understanding the challenges of training and professional practice in times of economic and sanitary crisis.
Descrição: Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 39-51.
URI: http://hdl.handle.net/11067/6561
https://doi.org/10.34628/an0c-5p06
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 57-58 (2021)

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