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Título: Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
Autor: Ribeiro, Sara Nadine Soares
Orientador: Cruz, Sara Figueiredo
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Problemas de comportamento - Vitimação verbal - Agressão verbal
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
Data: 2022
Resumo: O bullying é um problema de saúde pública e diz respeito a comportamentos agressivos muito nefastos e com prejuízos graves para a saúde física e mental daqueles que se envolvem no fenómeno, quer sejam estes vítimas, quer sejam estes agressores. Deste modo, uma compreensão aprofundada acerca dos fatores que possam potenciar o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação, revela-se crucial. Neste seguimento, o presente estudo pretende examinar a relação entre problemas de comportamento e comportamentos de vitimação e agressão direta, em adolescentes. Especificamente, pretendeu-se perceber se os problemas de comportamento são preditores do envolvimento em comportamentos de vitimação e agressão verbal. Participaram neste estudo 289 adolescentes (156 do género feminino e 133 do género masculino), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade (M=14.80; DP=.09), e a frequentar o ensino em agrupamentos escolares do distrito do Porto. Para avaliar problemas de comportamento (nomeadamente a externalização, a hiperatividade/défice de atenção e a internalização) utilizou-se o Social Skills Improvement System-Rating Scales (SSIS-RS) e para avaliar o envolvimento em comportamentos agressivos usou-se a Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE). Verificou-se que os rapazes se envolvem mais frequentemente em comportamentos de agressão verbal do que as raparigas. Não foram encontradas diferenças relativamente ao envolvimento em comportamentos de vitimação verbal. Constatou-se ainda que os rapazes demonstram mais problemas de externalização e, por seu turno, as raparigas mais problemas de internalização. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas ao nível da hiperatividade/défice de atenção em função do género. O modelo de regressão linear múltipla revelou ainda que os problemas de comportamento predisseram quer os comportamentos de agressão verbal, quer os comportamentos de vitimação verbal. Na sua maioria, os resultados são congruentes com a literatura existente apontando esta para diferença entre géneros no que respeita à agressão e à externalização e internalização e ainda para a existência de uma associação significativa entre os problemas de comportamento e o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação verbal.
Bullying is a public health problem and corresponds to very harmful aggressive behavior with serious damage to the physical and mental health of those involved in the phenomenon, whether they are victims or aggressors. Therefore, an in-depth understanding of the factors that may potentiate involvement in aggression and victimization behaviors is crucial. In particular, this study aims to examine the relationship of behavior problems with victimization and direct aggression behavior in adolescents. Specifically, it was intended to understand whether behavior problems are predictors of involvement in victimization and verbal aggression behaviors. A total of 289 adolescents participated in this study (156 females and 133 males), with ages between 12 and 19 years old (M=14.80; DP=.09). These students attended schools in the Porto district. To assess the behavior problems (namely, externalization, hyperactivity/attention deficit and internalization) the Social Skills Improvement System-Rating Scales (SSIS-RS) (SSIS-RS; Gresham & Elliott, 2008; Barbosa-Ducharne et al., 2012) was used and to assess the involvement in aggression and victimization behaviors the Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE; Almeida, 2013) was used. It was found that boys more often engage in verbal aggression behaviors than girls. No differences were found regarding involvement in verbal victimization behaviors. It was also found that boys show more externalization problems and, in turn, girls more internalization problems. No statistically significant differences were found in terms of hyperactivity/attention deficit according to gender. The multiple linear regression model also revealed that behavior problems predicted both verbal aggression and verbal victimization behaviors. For the most part, the results are congruent with the existing literature, pointing to a difference between genders in terms of aggression and externalization and internalization and also to the existence of a significant association between behavior problems and involvement in aggressive and verbal victimization.
Descrição: Exame público realizado em 6 julho de 2022, às 10H
URI: http://hdl.handle.net/11067/6474
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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