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http://hdl.handle.net/11067/6430
Título: | Gestão da complexidade no acesso à saúde : escolha entre o sector público e privado |
Autor: | Ferreira, Bruno Miguel Gomes |
Orientador: | Rodrigues, Paula Cristina Lopes |
Palavras-chave: | Gestão Gestão saúde Sistema de saúde - Público - Privado |
Data: | 2021 |
Resumo: | Os principais objetivos deste trabalho foram: compreender os motivos que levam um utente a escolher determinada instituição de saúde, os principais fatores de valorização na escolha e o seu nível de satisfação enquanto utilizadores.
A metodologia usada neste trabalho foi uma metodologia quantitativa, pois é a melhor forma de tirar conclusões das hipóteses teóricas definidas e que resultaram da revisão da literatura e do objetivo de pesquisa. A amostra foi do tipo não probabilística de amostragem simples.
Os dados obtidos na realização deste estudo foram satisfatórios, conseguindo encontrar algumas variáveis com significância para a explicação global da marca. Foi possível validar quatro hipóteses levantadas, nomeadamente, a qualidade do serviço face à marca influencia a escolha entre marca pública ou privada; a qualidade do e-service no contacto influencia a escolha na marca pública, mas não influencia na marca privada; a dificuldade da escolha do serviço de saúde influencia a escolha entre marca pública ou privada; e a eficácia dos cuidados de saúde influencia a escolha entre marca pública ou privada.
Em suma, este tema é importante para a gestão das estruturas de saúde, quer sejam elas públicas ou privadas. Sabendo as necessidades dos seus utentes, através da adoção de estratégias que as colmatem, conseguem aumentar os seus níveis de satisfação. Quanto maior for o nível de satisfação dos utentes, maiores os ganhos económicos da estrutura. he main objectives of this study were to understand the reasons that lead a user to choose a certain health institution, the main factors of valorization in the choice and their level of satisfaction as users. The methodology used in this work was a quantitative methodology, as it is the best way to draw conclusions from the existent theoretical hypotheses , that resulted from the literature review and the research objectives. The sample was of the non-probabilistic type of simple sampling. The data obtained in this study were satisfactory, allowing to find some variables with significance for the global explanation of the brand. It was possible to validate three raised hypotheses, namely, that the individual's attitude towards the brand influences the choice between public or private brand; the quality of e-service in privacy influences the choice between public or private branding; and the fairness of the price of the health service influences the choice between a public or private brand. Being aware of their users’s needs, through the adoption of strategies that lead to them, institutions can increase their levels of satisfaction. The greater the level of user satisfaction, the greater the economic gains of the structure. |
Descrição: | Exame público realizado em 26 de abril de 2022, 15h Dissertação de mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/6430 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULP-FCEE] Dissertações |
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