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Título: Adaptação e validação psicométrica de uma escala destinada a avaliar o funcionamento ordálico nos jovens
Outros títulos: Adaptation and psychometric validation of a scale designed to acess ordalique functioning in young people
Autor: Carochinho, José António, 1963-
Palavras-chave: Comportamento de risco (Psicologia) na adolescência
Testes psicológicos
Data: 2020
Citação: Carochinho, José António (2020) - Adaptação e validação psicométrica de uma escala destinada a avaliar o funcionamento ordálico nos jovens. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 11:1 (2020) 25-37.
Resumo: Os comportamentos de risco em adolescentes e jovens adultos são uma realidade que não vale a pena escamotear. Resultam de uma necessidade de afirmação e de um gosto muito particular pela novidade (Machado, 2015). No entanto alguns desses comportamentos de risco enquadram-se naquilo a que de designa de comportamentos ordálicos, isto é comportamentos em que um indivíduo se envolve deliberadamente e de forma repetida em situações potencialmente fatais. Este artigo apresenta-nos o resultado da adaptação e validação psicométrica do Questionário de Funcionamento Ordálico (QFO) de Cardénal, Sztulman, & Schmitt (2007) para a língua portuguesa com base numa amostra de 287 jovens. Em termos de validade de constructo, os resultados da análise factorial de componentes principais permitiu-nos identificar uma estrutura bi-factorial interessante e em termos de fiabilidade, os alfas de Cronbach revelaram valores bastante aceitáveis quer para a escala global, quer para cada um dos factores.
Risk behaviors in adolescents and young adults are a reality that is not worth concealing. They result from a need for affirmation and a very particular taste for novelty (Machado, 2015). Many of these behaviours are ordalique ones and consist in braving death with repetitive and deliberate risk-taking. This article presents the adaptation and psychometric validation of the Ordalique Functioning Questionnaire (QFO) from Cardénal, Sztulman, & Schmitt (2007) to the portuguese language based on a sample of 287 portuguese young people. The construct validity determined through a factorial analysis of main components, allowed us to identify an interesting two-factorial structure and in terms of reliability, Cronbach’s alphas revealed quite acceptable values both for the global scale and for each of the factors.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 11, n. 1 (2020). - p. 25-37.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6400
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 11, n. 1 (2020)

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