Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6256
Título: Reconfigurações do Serviço Social num contexto de políticas neoliberais
Autor: Menezes, Manuel
Data: 2019
Citação: Menezes, Manuel (2019). Reconfigurações do Serviço Social num contexto de políticas neoliberais. Intervenção Social, 53-54 (2019) 9-34.
Resumo: Com base numa revisão da literatura produzida recentemente em Portugal, este artigo visa problematizar os impactos da agenda política neoliberal sobre as práticas, a identidade e os valores do Serviço Social português. Esta reflexão permitiu questionar as consequências das reformas encetadas na senda da agenda neoliberal em três dimensões, designadamente quanto ao modo como: (i) a partir de finais da centúria de novecentos os «novos olhares» do Estado e da Política sobre o mundo do bem-estar tiveram repercussões nos contextos de intervenção dos assistentes sociais; (ii) a informatização do social, a influência crescente das TIC propugnou resultados ambíguos no concernente ao saber-fazer profissional; (iii) o mercado de trabalho foi sofrendo mutações ao nível da empregabilidade e da segurança do posto de trabalho. Os resultados obtidos permitiram concluir, em primeiro lugar, que as mutações ocorridas no exercício profissional contribuíram, principalmente a partir dos finais da primeira década do século XXI, para uma aproximação ao modelo tecnocrático matizado pela desconsideração de competências intelectuais tradicionalmente valorizadas no desempenho dos assistentes sociais. Em segundo lugar, a análise da incorporação das TIC no quotidiano profissional permitiu, em simultâneo com os aspetos positivos ao nível da organização, sistematização da informação, concluir que as mesmas congregam um potencial facilitador da mensuração dos produtos das práticas e promotor da formatação dos procedimentos. Por fim, relativamente ao mercado de trabalho, o dealbar do século XXI revelou, por um lado, não só uma diminuição da empregabilidade, mas também um acentuar do emprego precário. Por outro, o aumento da insegurança do posto de trabalho a par com mutações nos públicos-alvo da intervenção, complexificaram significativamente a intervenção podendo vir a repercutir-se negativamente no desempenho dos assistentes sociais.
Com base numa revisão da literatura produzida recentemente em Portugal, este artigo visa problematizar os impactos da agenda política neoliberal sobre as práticas, a identidade e os valores do Serviço Social português. Esta reflexão permitiu questionar as consequências das reformas encetadas na senda da agenda neoliberal em três dimensões, designadamente quanto ao modo como: (i) a partir de finais da centúria de novecentos os «novos olhares» do Estado e da Política sobre o mundo do bem-estar tiveram repercussões nos contextos de intervenção dos assistentes sociais; (ii) a informatização do social, a influência crescente das TIC propugnou resultados ambíguos no concernente ao saber-fazer profissional; (iii) o mercado de trabalho foi sofrendo mutações ao nível da empregabilidade e da segurança do posto de trabalho. Os resultados obtidos permitiram concluir, em primeiro lugar, que as mutações ocorridas no exercício profissional contribuíram, principalmente a partir dos finais da primeira década do século XXI, para uma aproximação ao modelo tecnocrático matizado pela desconsideração de competências intelectuais tradicionalmente valorizadas no desempenho dos assistentes sociais. Em segundo lugar, a análise da incorporação das TIC no quotidiano profissional permitiu, em simultâneo com os aspetos positivos ao nível da organização, sistematização da informação, concluir que as mesmas congregam um potencial facilitador da mensuração dos produtos das práticas e promotor da formatação dos procedimentos. Por fim, relativamente ao mercado de trabalho, o dealbar do século XXI revelou, por um lado, não só uma diminuição da empregabilidade, mas também um acentuar do emprego precário. Por outro, o aumento da insegurança do posto de trabalho a par com mutações nos públicos-alvo da intervenção, complexificaram significativamente a intervenção podendo vir a repercutir-se negativamente no desempenho dos assistentes sociais.
Descrição: Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 53-54 (2019). - p. 9-34.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6256
https://doi.org/10.34628/kqhp-2v80
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 53-54 (2019)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
is_2_53_54_2019.pdfArtigo347,96 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons