Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6225
Título: Musicoterapia em intervenção precoce
Autor: Mateus, Catarina Alexandra Bonacho, 1992-
Orientador: Gutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971-
Baptista, Maria Manuela Santos e Costa, 1962-
Palavras-chave: Equipa Local de Intervenção de Constância, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha (Constância, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Musicoterapia para crianças
Crianças com perturbações do desenvolvimento
Pais de crianças com perturbações do desenvolvimento
Musicoterapia - Prática profissional
Data: 2021
Resumo: O presente relatório visa uma reflexão acerca do trabalho de intervenção da Musicoterapia em contexto de Intervenção Precoce na ELI do Entroncamento, Constância e Vila Nova da Barquinha, constituindo assim o estágio curricular do Mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. A elaboração deste documento tem como objetivo principal compreender a importância e o valor da Musicoterapia na intervenção precoce, na intervenção com as famílias e respetivas crianças nos seus contextos naturais. Ao longo do estágio foram intervencionadas nove crianças, com diferentes diagnósticos, nomeadamente Perturbação do Espetro do Autismo; Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; Acidente Vascular Cerebral e Trissomia 21. Todos os participantes foram avaliados qualitativamente no início e no fim da intervenção através dos instrumentos de avaliação IMTAP e Escala de Comunicabilidade Musical de Nordoff-Robbins. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que houve melhorias significativas na maioria dos domínios avaliados, sendo possível verificar que a presença da musicoterapia nestas equipas desempenha um papel importante no desenvolvimento das crianças acompanhadas, e que a abordagem utilizada durante as sessões é eficaz.
The present work reflects upon the role of Music Therapy in the environment of early intervention, at ELI Entroncamento, Constância, and Vila Nova da Barquinha. This internship is part of the Music Therapy Masters programme, at Universidade Lusíada de Lisboa, and was performed in three different settings: kindergarten, nursery, and home. The main goal of this work is to understand the importance and value of Music Therapy in early intervention local teams, on children, and on their families. Nine case studies of children with different medical diagnoses (Autism Spectrum Disorder, Attention-deficit/hyperactivity disorder, Stroke, and Down Syndrome) were carried out. The subjects participated in sessions of 45 minutes long that took place weekly in the different environments. All participants were qualitatively evaluated at the beginning and at the end of the intervention protocol, using two different instruments: the Individualized Music Therapy Assessment Profile and the Nordoff-Robbins Musical Communicativeness Scale. The findings of this work revealed improvements from the subjects across all the domains, which attests that Music Therapy plays a very important role in
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021.
Exame público realizado em 4 de Março de 2022.
URI: http://hdl.handle.net/11067/6225
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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