Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6188
Title: O impacto do diagnóstico nos pais de filhos com PEA
Author: Moraes, Arizla Cunha de, 1991-
Advisor: Castro, Elisa Kern de, 1976-
Keywords: Pais de crianças autistas - Psicologia
Pais de crianças autistas - Serviços para
Autismo - Diagnóstico
Issue Date: 2021
Abstract: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e interação social, como também, comportamentos repetitivos e interesses restritos. Os pais das crianças com autismo em geralsão seus principais cuidadores e fonte de apoio, por isso, o presente estudo pretendeu compreender o impacto do diagnóstico nos pais de filhos com autismo, a fim de caracterizar as emoções dos pais,assim como, as estratégias de enfrentamento diante da descoberta do diagnóstico de autismo dos filhos. Os participantes foram dez pais que possuem filhos com autismo entre dois e dezesseis anos. Foram realizadas entrevistas online e presenciais, gravadas e transcritas. Os resultados foram organizados em três categorias, sendo a primeira o processo da descoberta, a segunda relativa as estratégias de enfrentamento e a terceira sobre as preocupações relativas ao futuro. Conclui-se que as principais emoções mobilizadas são a tristeza, angústia e dúvida e as mais predominantes estratégias de enfrentamento são buscar conhecimento a respeito do autismo e focar na solução das demandas que se colocam em cada momento.
Autism is a neurodevelopmental disorder that affects communication and social interaction, as well as repetitive behaviors and restricted interests. Parents of children with autism are in general their main caregivers and source of support. Therefore, this study aimed to understand the impact of the diagnosis on parents of children with autism, in order to characterize the parents' emotions, as well as the strategies of coping with the discovery of their children's autism diagnosis. The participants were ten parents who have children with autism between two and sixteen years old. Online and face-to-face interviews were conducted, recorded and transcribed. The results were organized into three categories, the first being the discovery process, the second relating to coping strategies and the third to concerns about the future. It is concluded that the main emotions mobilized are sadness, anguish and doubt and the most predominant coping strategies are to seek knowledge about autism and focus on solving the demands that arise in each moment.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021
Exame público realizado em 16 de Fevereiro de 2022
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6188
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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