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Título: O suporte social e o ensino à distância em adolescentes, durante a pandemia
Autor: Martins, Lúcia Filipa Lopes
Orientador: Pires, Ana Meireles Sousa
Palavras-chave: Psicologia clínica
Ensino à distância
Bem estar
Adolescentes
Pandemia Covid-19
Data: 2021
Resumo: O impacto da pandemia COVID-19 fez-se sentir em todo o mundo. As medidas implementadas para combater a disseminação do vírus obrigaram os indivíduos a um distanciamento e isolamento forçado. Objetivo: Pretende perceber qual a relação entre o ensino à distância e o suporte social em adolescentes, durante a pandemia. Posteriormente pretendeu-se examinar se existem diferenças entre o género no suporte social e no impacto do ensino à distância no segundo momento de avaliação, após o prédesconfinamento entre abril e maio de 2020. Método: Participam no estudo 387 adolescentes com idades compreendidas entre os 15 e 16 anos (222 do género feminino e 165 do género masculino), de nacionalidade portuguesa e que frequentassem o 8º ano de escolaridade. Foi administrado um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). O Inventário das Perceções sobre as Aulas em Casa avalia as seguintes dimensões: as perceções sobre a aprendizagem, as perceções sobre o acesso aos meios tecnológicos para as aulas em casa, as perceções sobre a realização de atividades distrativas durante as aulas em casa e perceções sobre o suporte recebido por parte dos pais, professores e pares. Resultados: Correlacionando as subescalas do Inventário das Perceções sobre as Aulas em Casa e a escala de ESSS foram encontradas correlações positivas entre o suporte social e a qualidade das perceções sobre o acesso aos meios tecnológicos para as aulas em casa no ensino e o suporte social e a qualidade das perceções sobre o suporte recebido por parte dos pais, professores e pares impacto no ensino à distância. Relativamente ao género este apresenta valores superiores nas perceções sobre a aprendizagem e nas perceções sobre o acesso aos meios tecnológicos para as aulas em casa. Conclusão: Este estudo evidencia a relação existente entre o suporte social e o impacto das aulas em casa contribuindo para a literatura já existente
Abstract: The impact of the COVID-19 pandemic was felt around the world. Measures implemented to combat the spread of the virus forced individuals into forced distance and isolation. Objective: Aims to understand the relationship between distance learning and social support in adolescents during the pandemic. Subsequently, it was intended to examine whether there are differences between gender in social support and in the impact of distance learning in the second evaluation moment, after the pre-restriction between April and May 2020. Method: 387 adolescents aged between 15 and 16 years old (222 females gender and 165 males gender), of Portuguese nationality and attending the 8th year of schooling. A sociodemographic questionnaire, the Social Support Satisfaction Scale (ESSS). The Inventory of Perceptions about Lessons at Home assesses the following dimensions: perceptions about learning, perceptions about access to technological means for lessons at home, perceptions about performing distracting activities during lessons at home and perceptions about the support received from parents, teachers and peers. Results: By correlating the subscales of the Inventory of Perceptions about Home Classes and the ESSS scale, positive correlations were found between social support and the quality of perceptions about access to technological means for home classes in education and social support and the quality of perceptions about the support received from parents, teachers and peers impact on distance learning. Regarding gender, this presents higher values in the perceptions about learning and in the perceptions about the access to technological means for classes at home. Conclusion: This study highlights the relationship between social support and the impact of home classes, contributing to the existing literature.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada, Porto, 2021
Exame público realizado em 9 de dezembro de 2021
URI: http://hdl.handle.net/11067/6125
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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