Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/6120
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires, Ana Meireles Sousa | - |
dc.contributor.author | Pereira, Bruna Catarina Caldas | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-27T12:20:41Z | - |
dc.date.available | 2022-01-27T12:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6120 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada, Porto, 2021 | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 7 de dezembro de 2021 | pt_PT |
dc.description.abstract | As restrições colocadas em prática para conter a disseminação do vírus COVID-19 levou a um amplo isolamento social e impacto na saúde mental a nível mundial. Estas restrições podem ser particularmente difíceis para adolescentes que dependem muitas vezes das suas conexões com os pares para obter suporte emocional. Neste sentido pretendeu-se analisar as perceções acerca das aulas em casa durante a pandemia COVID-19 e a sua relação com a qualidade de vida na adolescência. Neste estudo participaram 550 adolescentes (302 género feminino e 248 género masculino). Foi implementado o Questionário Sociodemográfico, a versão portuguesa do Kidscreen - 10 e por último o Inventário das Perceções sobre as Aulas em Casa (IPAC). Foram encontradas relações significativas entre a perceção acerca da experiência das aulas em casa e a qualidade de vida. No que diz respeito às diferenças entre géneros, os resultados demonstraram de um modo geral diferenças estatisticamente significativas ao nível da perceção acerca da experiência das aulas em casa e da qualidade de vida. Verificou-se ainda que a experiência das aulas em casa se correlaciona positivamente com a qualidade de vida dos jovens durante a pandemia. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: Restrictions put in place to contain the spread of the COVID-19 virus have led to widespread social isolation and impact on mental health worldwide. These restrictions can be particularly difficult for teenagers who often rely on their peer connections for emotional support. In this sense, it was intended to analyze the perceptions about home classes during the COVID-19 pandemic and its relationship with the quality of life in adolescence. 550 adolescents participated in this study (302 females and 248 males). The Sociodemographic Questionnaire; the Portuguese version of Kidscreen – 10; and finally the Inventory of Perceptions about Lessons at Home (IPAC) were implemented. Significant relationships were found between the perception of the experience of classes at home and the quality of life. With regard to differences between genders, the results showed, in general, statistically significant differences in terms of perception about the experience of lessons at home and quality of life. It was also found that the experience of classes at home is positively correlated with the quality of life of young people during the pandemic. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Psicologia clínica | pt_PT |
dc.subject | Ensino à distância | pt_PT |
dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
dc.title | Relação entre a perceção das aulas em casa e qualidade de vida dos adolescentes durante a COVID-19 | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202886069 | - |
Aparece nas colecções: | [ULP-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IP_Bruna_Pereira-dissert.pdf | Dissertação | 605 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons