Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/6120
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPires, Ana Meireles Sousa-
dc.contributor.authorPereira, Bruna Catarina Caldas-
dc.date.accessioned2022-01-27T12:20:41Z-
dc.date.available2022-01-27T12:20:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6120-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada, Porto, 2021pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 7 de dezembro de 2021pt_PT
dc.description.abstractAs restrições colocadas em prática para conter a disseminação do vírus COVID-19 levou a um amplo isolamento social e impacto na saúde mental a nível mundial. Estas restrições podem ser particularmente difíceis para adolescentes que dependem muitas vezes das suas conexões com os pares para obter suporte emocional. Neste sentido pretendeu-se analisar as perceções acerca das aulas em casa durante a pandemia COVID-19 e a sua relação com a qualidade de vida na adolescência. Neste estudo participaram 550 adolescentes (302 género feminino e 248 género masculino). Foi implementado o Questionário Sociodemográfico, a versão portuguesa do Kidscreen - 10 e por último o Inventário das Perceções sobre as Aulas em Casa (IPAC). Foram encontradas relações significativas entre a perceção acerca da experiência das aulas em casa e a qualidade de vida. No que diz respeito às diferenças entre géneros, os resultados demonstraram de um modo geral diferenças estatisticamente significativas ao nível da perceção acerca da experiência das aulas em casa e da qualidade de vida. Verificou-se ainda que a experiência das aulas em casa se correlaciona positivamente com a qualidade de vida dos jovens durante a pandemia.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Restrictions put in place to contain the spread of the COVID-19 virus have led to widespread social isolation and impact on mental health worldwide. These restrictions can be particularly difficult for teenagers who often rely on their peer connections for emotional support. In this sense, it was intended to analyze the perceptions about home classes during the COVID-19 pandemic and its relationship with the quality of life in adolescence. 550 adolescents participated in this study (302 females and 248 males). The Sociodemographic Questionnaire; the Portuguese version of Kidscreen – 10; and finally the Inventory of Perceptions about Lessons at Home (IPAC) were implemented. Significant relationships were found between the perception of the experience of classes at home and the quality of life. With regard to differences between genders, the results showed, in general, statistically significant differences in terms of perception about the experience of lessons at home and quality of life. It was also found that the experience of classes at home is positively correlated with the quality of life of young people during the pandemic.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.subjectPandemia Covid-19pt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.titleRelação entre a perceção das aulas em casa e qualidade de vida dos adolescentes durante a COVID-19pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202886069-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IP_Bruna_Pereira-dissert.pdfDissertação605 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons