Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5976
Title: Gestão de transportes : otimização de transportes numa rede europeia
Author: Ribeiro, António Manuel Lima
Advisor: Silva, Rui Gabriel Araújo de Azevedo
Keywords: Gestão industrial
Transportes
Optimização
Custos
Issue Date: 2020
Abstract: No cenário atual de globalização, a gestão de uma rede de transportes eficaz e eficiente na movimentação de mercadorias, torna-se um fator de extrema importância, quer pelo foco em colocar o artigo no local certo, no tempo e momento certo e sem qualquer quebra ou dano, quer pelo custo que imputa à cadeia de abastecimento. Este estudo visa explorar a aplicabilidade de heurísticas de definição de rotas, tendo para isso em conta o tipo de cargas a transportar, as distâncias entre pontos de recolha e o custo do transporte e distribuição, nos domínios da definição de rotas eficientes e redução de custos. Após a análise mais profunda do problema, utilizou-se, por forma comparativa, as heurísticas mais adequadas, que passam por: problema do Caminho mais curto; Caixeiro Viajante; VRP (vehicle Routing Problem) - heurística de Clarke & Wright. O trabalho é composto por duas partes. A primeira consiste na revisão bibliográfica, onde são abordados os temas relacionados com transportes, onde se destaca a importância desta atividade, os modos existentes e suas características, bem como, o que se deve ter em conta para a escolha de um modo ou sistema de transporte. Finalmente, aborda o planeamento de rotas e quais as heurísticas mais utilizadas para a definição de uma rede de transporte. A bibliografia deste trabalho assenta em artigos científicos, consultas de trabalhos académicos, bem como de obras de renome na área da gestão da cadeia de abastecimentos, onde se verifica a similitude do objetivo da eficácia e eficiência do processo, mas também uma complementaridade delas quando compiladas num só documento. Na segunda parte, as heurísticas detalhadas são aplicadas no caso de estudo em consideração. O caso de estudo foi realizado com base num problema de transporte real, de uma empresa da indústria automóvel, sediada na região do Minho, que necessita minimizar os custos com transporte, nomeadamente dos fornecedores sediados no norte da Europa. No Caso de Estudo, foram aplicados dois métodos, o Problema do Caixeiro Viajante com a utilização da heurística do Vizinho mais Próximo, e o VRP (Vehicle Routing Problem) - heurística Clarke & Wright. Nos resultados obtidos, verifica-se a existências de uma otimização com a minimização, quer na rota com um menor número de quilómetros percorridos, quer nos custos totais da operação. Esta otimização é passível de ser melhorada tendo em conta que as heurísticas não são exatas e estão sempre dependentes de variáveis que evoluem com o tempo.
In the current globalization scenario, the management of an effective and efficient transport network in the movement of goods, becomes an extremely important factor, either by the focus on placing the article in the right place, at the right time and time and without any break or damage, or by the cost it charges to the supply chain. This study aims to explore the applicability of route definition heuristics, considering the type of cargo to be transported, such as distances between collection points and the cost of transportation and distribution in the fields of efficient routing and cost reduction. After a deeper analysis of the problem, were used for comparative purposes the most appropriate heuristics, which include: Shortest Path problem; Traveling Salesman; VRP (Vehicle Routing Problem) - Clarke & Wright's heuristic. The work consists of two parts. The first consists of a bibliographic review, where the topics related to transport are approached, highlighting the importance of this activity, the existing modes and their characteristics, as well as, what should be taken into account when choosing a mode or system of transport. Finally, it addresses route planning and which heuristics are most used in transport definition network. The bibliography of this work is based on scientific articles, academic work consultations, as well as renowned works in the area of supply chain management, where there is a similarity between the objective of the process effectiveness and efficiency, but also a complementarity of them when compiled in one document. In the second part, detailed heuristics are applied to the case study under consideration. The case study was carried out based on a real transportation problem, from a company in the automotive industry, based in the Minho region, which needs to minimize transportation costs, namely from suppliers based in northern Europe. In the Case Study, two methods were applied, the Traveling Salesman Problem with the use of the Nearest Neighbor heuristic, and the VRP (Vehicle Routing Problem) - Clarke & Wright heuristic. The results obtained show the existence of optimization with minimization, either by on the route with the least number of kilometers traveled or on the total costs of the operation. This optimization can be improved considering that the heuristics are not exact and are always dependent on variables that evolve over time.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
Exame público realizado em 27 de Maio de 2021
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/5976
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FET] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
megi_antonio_ribeiro_dissertacao.pdf
  Restricted Access
Dissertação1,49 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.