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dc.contributor.advisorFerreira, Maria de Fátima Lino, 1967--
dc.contributor.authorDomingues, Joana Beatriz Martins, 1989--
dc.date.accessioned2021-06-30T10:54:54Z-
dc.date.available2021-06-30T10:54:54Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5938-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 22 de Junho de 202pt_PT
dc.description.abstractSantarém, capital do gótico em Portugal, cidade devotada aos conventos e à religião, apresenta no meio da sua arquitetura, uma inusitada construção moderna: o Teatro Rosa Damasceno. À procura da justificação desta construção, desenvolvemos um trabalho de pesquisa que nos permitisse uma interpretação do que terá levado o seu autor - arquiteto Amílcar Pinto - a realizar um projeto Moderno fora de uma grande cidade. Este trabalho acontece desde a viragem do século XIX, altura em que se fez notar uma explosão a nível da ciência, tecnologia e conhecimento com novos ditames ideológicos e socioculturais, que levaram a novos comportamentos contra o tradicionalismo. Na Europa Ocidental, sucedem-se grupos de artistas de vanguarda que se vão estruturando até chegar ao Movimento Moderno. Uma reação geral que deu expressão ao Modernismo como novo movimento. Em Portugal, com o Estado Novo surge uma nova arquitetura, iniciada com uma geração de jovens arquitetos. A Política de Espírito e o cinema sonoro levaram à transformação de antigos teatros em cineteatros por todo o País, como veio a ser o caso do Teatro Rosa Damasceno.pt_PT
dc.description.abstractSantarém, Portugal's gothic capital, a city devoted to convents and religion, features in the midst of this architecture one rather unusual modern construction: Rosa Damasceno Theatre. Looking for a reason for this construction, we developed a research work that could interpret what could have led its author - the architect Amílcar Pinto - to make a Modern project out of a major city. This work takes place at the turn of the 19th century, times of noticeable explosion in science, technology, and knowledge with new ideological and socio-cultural dictates that led to new behaviors against traditionalism. In Western Europe, vanguard artists groups succeed in shaping themselves until they reached the Modern Movement, a general reaction that uttered Modernism as a new movement. In Portugal, with the "Estado Novo" political regime, a new architecture emerged as a role of the generation of young architects. The "Política de Espírito" - Politics of the Spirit - and sound film led to the transformation of theatres in cine theatres throughout the country, as it came to be the case of Rosa Damasceno Theatre.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPinto, Amílcar da Silva, 1890-1978 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectPinto, Amílcar da Silva, 1890-1978 - Projetos e plantaspt_PT
dc.subjectMovimento moderno (Arquitectura)pt_PT
dc.subjectArte deco - Portugalpt_PT
dc.subjectTeatro Rosa Damasceno (Santarém, Portugal)pt_PT
dc.subjectSantarém (Portugal) - Edifícios, estruturas, etc.pt_PT
dc.titleO Teatro Rosa Damasceno em Santarémpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202735540pt_PT
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