Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5906
Title: A Relação entre o rendimento Escolar, as Competências Socioemocionais e os Hábitos e Método de Estudo
Author: Coelho, Ana Manuela Martins Ferreira Peixoto
Advisor: Coelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira
Keywords: Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar - Aspectos Sociais
Personalidade - Rendimento escolar
Teste psicológico - Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais (QACSE)
Teste psiocológico - Questionário de Avaliação de Hábitos e Métodos de Estudo
Teste psicológico - Questionário Rendimento Escolar
Issue Date: 2020
Abstract: Resumo: O rendimento escolar dos alunos é uma preocupação na comunidade educativa. São vários os fatores que contribuem para o rendimento escolar (Azevedo, 2012). Pode-se verificar que várias competências socioemocionais e várias dimensões dos hábitos e métodos de estudo são determinantes para o rendimento escolar dos alunos. No entanto, apesar do crescente interesse dos investigadores sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais e da promoção dos hábitos e métodos de estudo nos alunos nos últimos anos, existe uma lacuna no que respeita à prática dos mesmos nas escolas em Portugal (Pereira et al., 2018). O presente estudo pretende analisar a relação entre o rendimento escolar, as competências socioemocionais e os hábitos e métodos de estudo. Participaram neste estudo 83 alunos, 29 do sexo masculino (34.9%) e 54 do sexo feminino (65.1%); com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos (Midade= 13.76; DP= 1.03), que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. As análises correlacionais indicam que a maior parte das dimensões das competências socioemocionais estão relacionadas com o rendimento escolar, assim como, as dimensões dos hábitos e métodos de estudo estão relacionadas com o mesmo. Pode-se também verificar que certas dimensões das competências socioemocionais estão relacionados com certas dimensões dos hábitos e métodos de estudo. A regressão linear sugere que existe mais variância entre o Ambiente de Estudo e a Motivação para o Estudo com o Rendimento Escolar. Este estudo contribui para o corpo de investigação sobre o rendimento escolar, as competências socioemocionais e os hábitos e métodos de estudo, acrescentando evidência empírica ao estudo da relação entre estas variáveis, dentro do sistema de ensino português, segundo a perspetiva dos alunos.
Abstract: Students’ academic performance is a concern in the educational community. There are several factors that contribute to school performance (Azevedo, 2012). Can be verified that various socioemotional competences and several dimensions of habits and study methods are decisive for the performance students school performance. However, despite the growing interest of researchers on the development of socio-emotional skills and the promotion of habits and methods of study in the las years, there is a gap in the practice of these in schools in Portugal (Pereira et al., 2018). This study intends to analyze the relationship between school performance, socioemotional competences and study habits and methods. It was applied to 83 students, 29 boys (34.9%) and 54 girls (65.1%); aged between 12 and 15 years (age = 13.76; SD = 1.03), who attended the 3rd cycle of basic education. The correlational analyses indicate that most dimensions of socioemotional competences are related to school performance, as well as how the dimensions of habits and study methods are related to it. It can also be seen that certain dimensions of socio-emotional competences are related to certain dimensions of study habits and methods. Linear regression suggests that there is more variance between the Study Environment with School Performance and the Motivation for Study with School Performance. This study contributes to the research body on school performance, socioemotional skills and study habits and methods, adding empirical evidence to the study of the relationship between these variables, within the Portuguese education system, according to the students perspective..
Description: Exame público realizado em 11 de maio de 2021, às 17H00
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/11067/5906
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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