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dc.contributor.advisorFabião, Henrique Jorge Gonçalves-
dc.contributor.advisorAmaral, Jorge Manuel Ferreira de Albuquerque-
dc.contributor.authorFigueiredo, Raquel Sofia de Melo-
dc.date.accessioned2021-05-03T18:23:17Z-
dc.date.available2021-05-03T18:23:17Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5898-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada - Norte, Porto, 2020. Exame público realizado em 28 de abril de 2021pt_PT
dc.description.abstractSe, por um lado, o carácter mental e racional da arquitectura fazem dela uma ciência de extrema complexidade, por outro, as suas qualidades transcendentais e metafísicas parecem contrabalançai- esse rigor com a sensibilidade da poética. Ainda assim, o futuro revela-se incerto perante as inquietações de uma arquitectura estagnada, condicionada pela razão, desprovida de emoção - um problema que parece acentuar-se quando falamos do Habitar-. Esta dissertação procura, por isso, expor as circunstâncias inerentes a uma desconstrução do processo arquitectónico, na medida em que procura estabelecer uma metodologia que considera e privilegia as qualidades metafísicas do Habitai-, através da identificação de ferramentas auxiliares à construção de uma narrativa poética que auxilie o arquitecto no seu confronto com o projecto e, consequentemente, com o mundo em que intervém - confrontando-o também, em última análise, consigo mesmo; e dando espaço para que uma arquitectura mais significativa se possa afirmai- no contexto da Poética. A Casa da Tapada vem concretizai- esta vontade por uma arquitectura mais significativa e poética, afirmando-se pelas suas características particulares, mas, acima de tudo, por colocar em evidência a ténue fronteira entre a memória e o imaginário arquitectónico.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The mental and rational aspects of architecture make it a science of extreme complexity. Its transcendental and metaphysical qualities, however, seem to counterbalance this rigidity with the sensitivity of poetics. Still, the future seems uncertain when faced with the concerns of a stagnant, reason-bound, emotionless architecture - a problem that seems to be accentuated when it comes to Dwelling. This dissertation therefore seeks to expose the circumstances inherent in a deconstruction of the archileclural process, as it seeks to establish a methodology that considers and privileges the metaphysical qualities of Dwelling, through the identification of supporting tools for the framing of a Poetic Narrative that helps the architect in his confrontation with the project and consequently, with the woiid in which he intervenes - also confronting him, ultimatly, with himself; and allowing for a more meaningful architecture to be affirmed in the context of Poetics. Casa da Tapada comes to ultimately fulfill this desire for a more significant and poetic Architecture, asserting itself by its particular assets, but above ali, by highlighting the thin border between memory and the archileclural imaginary.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccess (1 Year)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectHabitarpt_PT
dc.subjectNarrativa poéticapt_PT
dc.subjectImaginário arquitetónicopt_PT
dc.titleCasa da Tapada : ensaio sobre a importância da narrativa poética na projetação do habitarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202726037-
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

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