Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5894
Título: A relação entre as competências cognitivas da memória e da velocidade de processamento e as competências matemáticas na educação pré-escolar
Autor: Pinho, Lídia Raquel Fernandes Viana de
Orientador: Cruz, Joana Sara Ferraz da
Palavras-chave: Psicologia da educação
Educação pré-escolar
Competência matemática
Data: 2020
Resumo: A competência matemática na educação pré-escolar é um forte preditor de sucesso académico. A investigação sugere que é possível identificar crianças em risco de apresentarem dificuldades na aprendizagem da matemática e desenvolver intervenções precoces para colmatar problemas e dificuldades que possam surgir no desenvolvimento destas competências. Estudos recentes têm vindo a verificar que existe uma relação entre as competências matemáticas e as competências cognitivas. Estes estudos evidenciam que existem dois principais fatores cognitivos que condicionam as aprendizagens matemáticas, sendo estas a memória de trabalho e a velocidade de processamento. O presente estudo pretende analisar as competências matemáticas de crianças em idade préescolar, em função da idade das crianças, e perceber se as competências matemáticas são influenciadas pelas competências cognitivas de memória de trabalho e de velocidade de processamento. Participaram no estudo 208 crianças da educação pré-escolar da zona centro do país, com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos (M= 4.71, DP= .64). Do número total de participantes, 110 (52.9%) são do género masculino e 98 (47.1%) do género feminino. Foram realizadas a análises de variância univariadas, bem como análises de regressão linear múltipla. Os resultados evidenciam que as competências matemáticas são distintas em função da idade das crianças. Constata-se igualmente que a memória de trabalho e a velocidade de processamento são preditoras das competências matemáticas, na educação pré-escolar. Este estudo contribui para o corpo de investigação sobre a promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar.
Abstract Mathematical competence in preschool is a strong predictor of academic success. The research suggests that it’s possible to identify children at risk of having difficulties in learning mathematics and to develop early interventions to overcome problems and difficulties that may arise in the development of these skills. Recent studies have found that there is a relationship between mathematical skills and cognitive skills. These studies show that there are two main cognitive factors underlying mathematical learning, these being working memory and processing speed. The present study aims to analyze the mathematical competences of children of preschool age, according to the age of the children, and to understand if the mathematical competences are influenced by the cognitive competences of working memory and processing speed. 208 children from preschool in the central part of the country participated in the study, aged between 4 and 6 years (M = 4.71, SD = .64). Of the total number of participants, 110 (52.9%) are male and 98 (47.1%) are female. Univariate analyzes of variance were performed, as well as multiple linear regression analyzes. The results show that mathematical skills are different according to the age of the children. It is also noted that working memory and processing speed are predictors of mathematical skills in preschool. This study contributes to the body of research on the promotion of mathematical skills in preschool.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade Lusíada - Norte, Porto, 2020
Exame público realizado em 19 de Março de 2021
URI: http://hdl.handle.net/11067/5894
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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