Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5881
Título: Musicoterapia na escola pública : o aspeto da inclusão
Autor: Ding, Ulf Herbert, 1963-
Orientador: Gutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971-
Jesus, Elisabete da Conceição Murteira de, 1977-
Palavras-chave: Crianças com paralisia cerebral
Crianças com distúrbio de défice de atenção
Educação especial
Musicoterapia para crianças
Musicoterapia - Prática profissional
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 2020
Resumo: A musicoterapia, nos últimos anos, tem vindo a conquistar lugar no que diz respeito à aplicação de terapias dirigidas a alunos com perturbações do desenvolvimento e em consequência com necessidades educativas especiais na escola pública. O público alvo, crianças e adolescentes, respondem com facilidade e positivamente às propostas musicais, que lhes proporcionam experiências num ambiente lúdico. A musicoterapia pode ser por isso, também um elemento importante a aplicar em atividades de inclusão de alunos nas respetivas turmas onde estão integrados. Este relatório descreve a intervenção de musicoterapia no agrupamento de escolas de Montemor-o-Novo no âmbito do estágio curricular do mestrado em musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio decorreu entre setembro de 2018 e junho de 2019. As intervenções foram feitas em sessões de grupo, sessões individuais e sessões com turmas completas. Das sessões individuais descritas salientam-se dois estudos de caso, uma aluna de 12 anos com Paralisia Cerebral e um aluno de 11 anos, diagnosticado de Hiperatividade e Défice de Atenção. Os resultados, analisados qualitativamente através da observação direta, registos das sessões e da aplicação de escalas de avaliação, foram positivos e vão ao encontro das informações obtidas na revisão da literatura. A musicoterapia, no contexto escolar, revelou-se como uma ferramenta importante e relevante no apoio aos alunos com necessidades educativas especiais e da sua inclusão.
Music Therapy has gained relevance in recent years in terms of application of therapies aimed at students with developmental disturbance and in consequence with special educational needs in public schools. The target audience, children and adolescents, respond easily and positively to the musical proposals, which provide them with experiences in a ludic environment. Therefore, music therapy can also be an important element to be applied to student inclusion activities in the respective classes where they are integrated. This report describes the music therapy intervention that took part at the group of schools in Montemor-o-Novo, as part of the curricular traineeship of the master's degree in music therapy for the Lusíada University of Lisbon. The traineeship took place between Setember 2018 and June 2019. The interventions were made in group sessions, individual sessions and sessions with complete classes. From the individual sessions described, two case studies stand out, a 12-year-old pupil with Cerebral Palsy and an 11-year-old pupil diagnosed with Hyperactivity and Attention Deficit. The results, analyzed qualitatively through direct observation, records of the sessions and the application of evaluation scales, were positive and are in line with the information obtained in the literature review. Music Therapy, in school context, has proved to be an important and relevant tool in supporting students with special educational needs and their inclusion.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020
Exame público realizado em 1 de Abril de 2021
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/5881
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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