Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Vítor Alexandre Belo de Moura Pereira-
dc.contributor.authorPires, Joana Gonçalves de Sousa-
dc.date.accessioned2021-03-04T16:42:19Z-
dc.date.available2021-03-04T16:42:19Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5814-
dc.descriptionExame público realizado em 12 de fevereiro de 2020, às 9H30-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação-
dc.description.abstractDiversas investigações concluíram que as perceções dos professores acerca do Clima Escolar são consideradas determinantes para fatores como a satisfação, a dedicação na implementação de novas intervenções e de currículos académicos, a taxa de burnout, a retenção dos alunos, entre outros. No entanto, apesar do crescente interesse dos investigadores sobre o clima escolar ao longo dos últimos anos, existe uma lacuna no que respeita aos instrumentos de avaliação das perceções dos professores do clima escolar em Portugal. O presente estudo apresenta a criação de um instrumento, o Questionário de Clima Escolar para Professores. Este instrumento foi aplicado a 503 professores, 52 do sexo masculino (10.3%) e 451 do sexo feminino (89.7%); com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos (Midade= 46.34; DP= 8.64). Foram conduzidas uma Análise Fatorial Exploratória e análises de fiabilidade (Consistência Interna) e validade (Validade de Constructo e Validade de Conteúdo), bem como análises dos efeitos de algumas características sociodemográficas. Os resultados indicam que o instrumento é composto por 27 itens e apresenta uma estrutura que se subdivide em cinco fatores correlacionados: Sistema Relacional Externo, Características Físicas, Satisfação com a Liderança, Relação Professor-Professor e Professor-Funcionário e Relação Professor-Aluno. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas perceções de clima escolar apenas em função da idade e do ciclo de ensino, situação que não ocorre sob a influência do género e das habilitações académicas. Desta forma, é possível concluir que o questionário desenvolvido se mostrou um instrumento válido, fiável e de preenchimento rápido, adequado para avaliar aquilo a que se propõe.pt_PT
dc.description.abstractSeveral investigations concluded that teachers' perceptions about School Climate are considered determinants for factors such as satisfaction, dedication in implementing new interventions and academic curricula, burnout rate and student retention, among others. However, despite the growing interest of researchers on the school climate over the past few years, there is a gap with regard to instruments for assessing the perceptions of teachers of the school climate in Portugal. This study presents the creation of an instrument, the School Climate Questionnaire for Teachers. This instrument was applied to 503 teachers, of which 52 are male (10.3%) and 451 are female (89.7%); aged between 24 and 65 years (Mage = 46.34; SD = 8.64). An Exploratory Factor Analysis and analyzes of reliability (Internal Consistency) and validity (Construct Validity and Content Validity) were conducted, as well as analyzes of the effects of some sociodemographic characteristics. The results indicate that the instrument consists of 27 items and has a structure that is subdivided into five correlated factors: External Relational System, Physical Characteristics, Satisfaction with Leadership, Teacher-Teacher and Teacher-Employee Relationship and Teacher-Student Relationship. Significant differences were also found in the perceptions of the school climate only according to age and the teaching cycle, a situation that does not occur under the influence of gender and academic qualifications. In this way, it is possible to conclude that the developed questionnaire proved to be a valid, reliable and quick to fill instrument, adequate to evaluate what it is proposed.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectPsicometriapt_PT
dc.subjectAspectos sociaispt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Questionário de Clima Escolar para Professorespt_PT
dc.titleEstudos Psicométricos para construção de um questionário que avalia o clima escolar por parte dos professorespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202640876-
dc.date.embargo2023-03-04-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de mestrado.pdfDissertação de mestrado1,82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.