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dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorLoureiro, Juliana Raquel de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-01-27T17:27:45Z-
dc.date.available2021-01-27T17:27:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5730-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica-
dc.descriptionExame público realizado em 20 de julho de 2020, às 10H00-
dc.description.abstractA personalidade desenvolve-se sob influências genéticas e interpessoais. Uma questão relevante é perceber se os instrumentos de avaliação da personalidade são adequados para captar as relações entre a personalidade das mães e seus filhos. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a personalidade das mães e a perceção que estas têm acerca de personalidade dos seus filhos. Participaram neste estudo, 61 mães de crianças a frequentar o 1º ciclo do ensino básico, da zona Norte de Portugal, com uma média de idades das mães de 4.21 e dos filhos de 7.77. A personalidade dos filhos foi avaliada através da versão portuguesa para pais do Junior Temperament and Character Inventory (JTCI) de C. R. Cloninger e a personalidade das mães foi avaliada através da versão portuguesa do Temperament and Character Inventory (TCI-R) de C.R. Cloninger. Os resultados demonstram que nas dimensões de temperamento há maioritariamente correlações positivas entre a personalidade das mães e dos seus filhos. Apenas na escala de procura de novidade há correlações significativas positivas e negativas ao nível das facetas. Nas restantes dimensões, evitamento de perigo, dependência de recompensa e persistência as correlações são estatisticamente significativas positivas. Ao nível do carácter, em todas as dimensões (autodeterminação, cooperação, auto transcendência) há correlações estatisticamente significativas positivas. Este estudo fornece evidências de que os instrumentos de avaliação da personalidade do modelo psicobiológico de Cloninger captam associações entre a personalidade das mães e dos seus filhos.pt_PT
dc.description.abstractPersonality develops under genetic and interpersonal influences. A relevant question is whether personality assessment instruments are appropriate to capture the relationships between the personality of mothers and their children. The aim of this study was to evaluate the relationship between the personality of mothers and the perception they have about their children's personality. Sixty-one mothers of children attending the 1st cycle of primary education in northern Portugal participated in this study, with an average age of mothers aged 40.21 and children aged 7.77. The personality of the children was evaluated through the Portuguese version for parents of the Junior Temperament and Character Inventory (JTCI) of C. R. Cloninger and the personality of the mothers was evaluated through the Portuguese version of the Temperament and Character Inventory ( C.R. Cloninger T.R.) The results show that in the dimensions of temperament there are mostly positive correlations between the personality of mothers and their children. Only on the novelty search scale are there positive and negative significant correlations at facet level. In the other dimensions, avoiding danger, dependence on reward and persistence the correlations are statistically significant positive. At the level of character, in all dimensions (self-determination, cooperation, self-transcendence) there are statistically significant positive correlations. This study provides evidence that the personality assessment instruments of Cloninger's psychobiological model capture associations between the personality of mothers and their children.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectPsicologia da personalidadept_PT
dc.subjectPersonalidadept_PT
dc.subjectRelação Pais-Filhospt_PT
dc.titleRelação entre personalidade dos pais e a forma como percecionam a personalidade dos filhospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202526488-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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