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Título: Melhoria contínua no sistema de gestão da qualidade na empresa Mário da Costa Martins & Filhos, Lda
Autor: Rodrigues, Ana Sofia da Silva
Orientador: Ribeiro, Ana Cecília Dias Ferreira
Palavras-chave: Gestão de Operações
Engenharia
Sistema de gestão da qualidade
Data: 2020
Resumo: As grandes indústrias buscam a competitividade do mercado, e com isso surge a necessidade da implementação de ferramentas específicas para as ajudar a obter melhores resultados e prosperar ao longo dos anos. Uma dessas ferramentas é o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que sendo uma ferramenta estratégica para a empresa se manter saudável no mercado, permite obter uma grande vantagem competitiva e também a satisfação do cliente. O SGQ traz benefícios como: melhoria dos processos, produtos e serviços; melhoria da imagem da empresa (marketing) e acima de tudo satisfação dos clientes. As organizações cada vez mais adotam novos processos de gestão da informação, ou otimização dos existentes, para aumentarem a capacidade de resposta aos clientes e, possibilitar um acompanhamento mais específico das necessidades de cada um. A empresa Mário da Costa Martins & Filhos, Lda. (MCM), que atua no setor metalúrgico, é a empresa base para o desenvolvimento deste projeto. Esta empresa faz questão de acompanhar a evolução dos mercados onde está presente, respondendo assim de forma positiva a exigência dos clientes. Tendo em conta que o grande objetivo deste trabalho é a melhoria da empresa em estudo em termos de organização, com direta influência na produção, analisou-se então a estrutura e organização da empresa MCM, sendo dado mais ênfase ao departamento de gestão de qualidade. Identificaram-se os pontos fracos da empresa, e tendo em conta a filosofia Lean Thinking, implementaram-se melhorias para aumentar o rendimento, a qualidade e a quantidade de produção da empresa. As melhorias passaram por uma organização dos processos, reorganização armazém de peças de amostra e peças a mostrar ao cliente, desenvolver uma metodologia para o processamento de uma nova peça que permita acompanhar todo o seu processo de fabrico e a criação de software para avaliar e prever o desempenho das máquinas. Muitas das medidas implementadas permitiram uma melhoria significativa dos processos envolvidos. Porém, atendendo ao facto desta implementação ser recente, ainda não é possível quantificar os resultados/melhoria obtidos.
Large industries seek market competitiveness, and with that comes the need to implement specific tools to help them achieve better results and thrive over the years. One of these tools is the Quality Management System (QMS), which serves as a strategic tool for the company to prosper in the market, allowing it to gain a great competitive advantage and also the customer satisfaction (the costumer is increasingly demanding and with knowledge of the product, due to a great evolution in new technologies that allow the fast and easy flow of information). QMS then brings benefits such as: improvement of processes, products and services; improving the company image (marketing) and above all, customer satisfaction. Analysing the current market, which is increasingly competitive, we conclude that companies have a great need to evolve positively. Consequently, organizations adopt new processes of information management (or optimization of the existing ones) in order to increase the responsiveness to customers and also enable a more specific monitoring of their needs. The company Mário da Costa Martins & Filhos, Lda. (MCM), which operates in the metallurgical sector, is the base company for the development of this project. This company is no exception and therefore, it follows the evolution of the markets, thus responding positively to customer demand. Improvements have included a process organization, warehouse reorganization, development of a new part processing methodology to track the entire manufacturing process, and the creation of software to evaluate and predict the performance of the machines used in the production process. Many of the measures were fully implemented and allowed a significant improvement of the processes involved. However, given that this implementation is recent, it is not yet possible to quantify the results / improvements obtained.
Descrição: Mestrado em Gestão de Operações
Exame público realizado em 27 de Julho de 2020
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/5693
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULF-FET] Dissertações

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