Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5661
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVarão, Maria de Fátima Alves Sales-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Vanessa Oliveira-
dc.date.accessioned2020-09-30T10:06:03Z-
dc.date.available2020-09-30T10:06:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5661-
dc.descriptionMestrado Integrado em Arquitecturapt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 08 de Julho de 2020pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação incide no que se entende como sendo Arquitetura Moderna numa alteridade entre o contexto internacional e o contexto nacional. O intuito desta arquitetura foi sofisticar as formas renunciando à Arquitetura do século XIX, sobretudo do Ecletismo e revivalismos. O Modernismo, demonstrou alguns princípios seguidos por arquitetos de várias tendências e pôs de lado o estilos históricos, dando lugar a uma arquitetura limpa, abstrata e nova evoluindo para um estilo moderno. As Cartas Patrimoniais, assumem-se como documentos fundamentais que têm como intuito a preservação de bens, planos de conservação, manutenção e restauro de um património, seja este considerado histórico, cultural ou artístico. No entanto, o Modernismo, também marcou a Arquitectura Portuguesa, dando origem a uma nova linguagem, a partir da construção de obras de âmbito emblemático, que pelo seu valor caraterizaram a sua própria história. Neste contexto, a Arquitectura e o Estado estabeleceram, durante estes anos uma relação bastante peculiar. A construção durante o período Salazarista, revela uma expressão onde o domínio é exercido, não dando lugar à ambiguidade que marca o Movimento no País. Os primeiros indicativos de mudança, surgem nos anos 20, em busca de uma nova linguagem que se procurava, harmonizando o técnico e o formal. Hoje, surge a questão da conservação do Património Arquitetónico Moderno, entendido principalmente como uma cooperação entre o edifício, a história e o contexto urbano em que está inserido. Os novos materiais de construção, permitiram o desenvolvimento da Arquitetura Moderna onde a ‘primeira geração’, surgiu através de posições inovadoras. Esta Arquitetura apresenta-se “em Portugal” na diversidade de três gerações de arquitetos que melhor souberam explorar as potencialidades dos novos materiais, apostando numa renovação linguística, uma vez que se registam algumas obras originais daqueles que melhor interpretaram o Moderno.pt_PT
dc.description.abstractThe term Modern Architecture characterized architecture throughout the 20th century, enclosed in the setting of international Modernism. The aim was to evolve into a more sophisticated architecture and to break away from the previous movement: the architecture of the 19th century, expressed in the Eclecticism. Modernism revealed several principles that were followed by architects from different styles, and it also set aside the historical design, leading to architectural cleanliness and developing into a modern style. The Heritage Charters are assumed as essential documents to underpin approaches to the preservation of properties, as well as heritage conservation, maintenance and restoration plans, whether this heritage be historical, cultural or artistic. However, the Modern movement also highlighted a particularity in Portuguese Architecture, creating a new language, through the construction of rather emblematic buildings, which made their own history due to their high value. Within this context, the Architecture and the State established, throughout those years, a rather peculiar affiliation. Constructions during Salazar’s dictatorship disclose the expression of control that Portugal was experiencing at the time, with neither chances of innovation, nor emergence of the Modern model in the country. The first indicators of change arose in the decade of the 20’s, as a pursuit for a new language that trailed an agreement between technical and formal models. The conservation of Modern Architectural Heritage becomes tangible, and it is understood mainly as a cooperation between the building, the history and the implanted urban background. The new building materials triggered the development of Modernism, hence the “first generation” to use them emerged isolated, due to innovative styles. Modern Architecture retained a whole generation of Modernist Architects. Those had skills to explore the potential of the new materials, while venturing into a linguistic renovation, since original masterpieces were built by some of the best Modern representatives.en
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectArquitecturapt_PT
dc.subjectPatrimóniopt_PT
dc.subjectTeatrospt_PT
dc.titleArquitetura, transformação e memória : o caso de estudo do Teatro Narciso Ferreirapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
degois.publication.locationVila Nova de Famalicão-
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.tid202506690-
dc.date.embargo2022-09-30-
Aparece nas colecções:[ULF-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_ana_ferreira_dissertacao.pdf
  Restricted Access
Dissertação2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.