Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5583
Título: O papel da arquitectura no cinema
Autor: Nunes, Gonçalo Filipe da Silva Martins Coelho, 1993-
Orientador: Botelho, Helena Cristina Caeiro, 1970-
Palavras-chave: Cinema e arquitectura
Espaço (Arquitectura)
Game of thrones (Programa de televisão)
Data: 2019
Resumo: Diariamente somos constantemente bombardeados por centenas de imagens. No entanto, em determinadas profissões, nomeadamente arquitecto, realizador, cenógrafo, escritor entre outros, existe uma necessidade maior de absorver imagens relacionadas com monumentos e histórias de modo a obter um maior conhecimento para poder criar a sua obra. No processo de criação de espaços eedifícios, por mais real que este possa vir a ser ou apenas ficar numa tela, o resultado que se observa é sempre consequência da sua percepção do mundo, reinterpretação de lugares, espaços ou edifícios, experiências vivênciadas por cada um destes artistas. Neste trabalho procura-se compreender a necessidade de reinterpretar um lugar, por mais antigo, clássico ou futurista que seja, consoante a visão que o arquitecto, cenógrafo quer passar ao utilizador do lugar. De que modo um espaço real pode conduzir e condicionar uma nova linguagem para a criação de um espaço não existente mas com semelhante ambiente utilizando características de um lugar, ou a partir de alguns elementos tornando assim essa irrealidade numa possibilidade.
Daily we are constantly bombarded by hundreds of images. However, in certain professions, namely architect, director, set designer, writer among others, there is a greater need to absorb images related to monuments and stories in order to gain greater knowledge in order to create your work. In the process of creating spaces and buildings, however real it may be or just stay on a screen, the result that is observed is always a consequence of their perception of the world, reinterpretation of places, spaces or buildings, experiences experienced by each of these artists. In this work we seek to understand the need to reinterpret a place, however old, classic or futuristic that is, depending on the view that the architect, set designer wants to pass on to the user of the place. How a real space can drive and condition a new language for creating a non-existing space but with such an environment, using characteristics of a place, or from some elements thus making this unreality a possibility.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
Exame público realizado em 15 de Junho de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5583
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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