Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5399
Título: As máscaras da arquitetura : análise ao universo simbólico e representativo da máscara e a sua relação com a expressão arquitetónica
Autor: Farinha, João Gonçalo Ferreira da Silva de Matos, 1990-
Orientador: Zúquete, Ricardo, 1963-
Palavras-chave: Máscaras na arte
Arquitectura pós-moderna
Arquitectura pós-moderna - Portugal
Arquitectura - Filosofia
Guedes, Pancho, 1925-2015 - Projectos e plantas
Soutinho, Alcino, 1930-2013 - Projectos e plantas
Aires Mateus - Projetos e plantas
Data: 2020
Resumo: A investigação que desenvolvemos em torno das máscaras da arquitetura tem por base o seu universo simbólico e representativo – cartografia desenhada a partir dos campos da antropologia, filosofia e psicanálise –, através do qual procuramos estabelecer uma relação com a expressão arquitetónica, suportada por uma interpretação fenomenológica de três casos de estudo. Através desta leitura, procuramos [re]conhecer e [des]cobrir o papel revelador, mediador e amplificador da máscara, enquanto artifício material e imaterial do sujeito que constrói através da imaginação. Para o efeito, suportamo-nos de conceitos de áreas distintas do saber, os quais procuramos ampliar, traduzir e transferir, alocando o seu sentido e aplicação ao discurso da arquitetura. Como suporte desta investigação, destacamos o movimento pós-moderno, através de um conjunto de exemplos representativos das suas várias expressões, no contexto nacional e internacional. Propomos ainda, através de uma abordagem fenomenológica, pôr em evidência as manifestações do domínio íntimo na construção do lugar, através da leitura do seu reflexo na expressão arquitetónica; uma experiência imersiva, primitiva, representativa e íntima de três casos de estudo. Enquanto artifício, a máscara [re]vela e implica uma dualidade, um fora e um dentro – uma relação de expressividade dupla, estabelecida com o invólucro exterior de um objeto arquitetónico, e com o seu interior.
The research we developed around the masks of architecture is based on its symbolic and representative universe – a cartography created from the fields of anthropology, philosophy and psychoanalysis –, through which we seek to establish a relationship with the architectural expression, supported by a phenomenological interpretation of three case studies. Through this reading, we seek to [re]cognize and [un]cover the revealing, mediating and amplifying role of the mask, as a material and immaterial device of the individual that builds through the imagination. To this end, we build up from concepts from different areas of knowledge, which we seek to expand, translate and transfer, allocating their meaning and application to the architectural discourse. In support of this research, we highlight the postmodern movement, through a set of representative examples of its various expressions, within the national and international contexts. We also propose, through a phenomenological approach, to emphasize the manifestations of the intimate realm in the construction of a place, by reading its reflection in the architectural expression; an immersive, primitive, representative and intimate experience of three case studies. As a device, the mask [re]veals and implies a duality, an [out]side and an [in]side – a relationship of dual expressiveness, established with the outer shell of an architectural object and with its interior.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
Exame público realizado em 13 de Março de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5399
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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