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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Eduarda Salgado, 1963-por
dc.contributor.advisorSantos, Mónica de Jesus, 1975-por
dc.contributor.authorLapa, Ana Maria Neves, 1986-por
dc.date.accessioned2013-10-25T12:00:28Z-
dc.date.available2013-10-25T12:00:28Z-
dc.date.issued2013-10-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/533-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012por
dc.descriptionExame público realizado em 10 de Maio de 2013por
dc.description.abstractA musicoterapia tem-se assumido, nos últimos anos, como uma terapia eficaz e benéfica, aplicável a qualquer faixa etária e patologia, sobretudo quando inserida num contexto multidisciplinar, que promova a partilha de informação e recursos entre os profissionais de saúde e educadores. A área da deficiência intelectual não é uma exceção, verificando-se a existência de alguma investigação direcionada para a compreensão do contributo da música enquanto mediadora e promotora da relação terapêutica, nesta população específica. O presente relatório pretende dar a conhecer o estágio de intervenção musicoterapêutica, desenvolvida no centro de actividades ocupacionais (C.A.O.), Espaço da Luz, uma valência da CERCI Lisboa, de carácter não residencial, frequentado por jovens/adultos com deficiência intelectual ligeira e moderada, multideficiência e duplo diagnóstico. O estágio teve a duração de 9 meses, durante os quais se efectuaram 21 sessões com 6 clientes, em contexto grupal, e 18 sessões individuais com 1 cliente. Como forma de avaliar o grau de concretização dos objectivos terapêuticos inicialmente delineados, foram aplicadas, num pré e pós-teste, a escala de qualidade de vida WHOQOL BREF e uma adaptação da escala de comportamento adaptativo (ECA) e foi preenchida uma grelha de observação específica, após cada sessão individual. Os resultados desta intervenção foram, de uma forma geral, positivos, embora as mudanças observadas tenham ocorrido, sobretudo, a nível do próprio setting terapêutico, e não tanto em contexto externo ao mesmo. Considera-se, portanto, a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCerci (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.subjectMusicoterapia - Portugal - Lisboapor
dc.subjectJovens adultos com deficiência - Portugal - Lisboapor
dc.titleA voz da diferença : intervenção musicoterapêutica em jovens adultos com deficiência Intelectualpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201787679-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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