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dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-por
dc.contributor.advisorTavares, Melanie Ninette da Luz Viola, 1976-por
dc.contributor.authorSantos, Cátia Andreia Amaral dos, 1989-por
dc.date.accessioned2013-10-23T16:02:17Z-
dc.date.available2013-10-23T16:02:17Z-
dc.date.issued2013-10-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/527-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012por
dc.descriptionExame público realizado em 3 de Maio de 2013por
dc.description.abstractA musicoterapia em contexto educativo é uma área bastante desenvolvida e aliciante para a maioria dos musicoterapeutas, embora a produção académica e científica não seja equitativa, principalmente, no que diz respeito ao ensino regular e à Deficiência Auditiva. Contudo, as investigações musicoterapêuticas dedicadas à prática clínica com esta população salientam a relevância do papel da música no processo de construção da relação terapêutica. Com este documento pretende-se apresentar uma intervenção musicoterapêutica com crianças e adolescentes em contexto educativo, no âmbito do estágio curricular do mestrado em musicoterapia. A intervenção teve a duração de 8 meses e foi levada a cabo em 2 escolas do concelho do Seixal, ao abrigo da intervenção do Instituto de Apoio à Criança nestas escolas, tendo sido efectuadas em média 15 sessões com 14 utentes, distribuídos por 3 grupos e uma intervenção musicoterapêutica individual. Um dos grupos foi constituído por adolescentes surdos e os restantes por utentes com Perturbação de Oposição. Foi realizada uma análise mais aprofundada na apresentação dos dois estudos de caso, um grupal e um individual, que incidem sobre a problemática da patologia do comportamento e problemas afectivos, sendo examinadas intensivamente as várias fases da intervenção de acordo com a orientação psicodinâmica e as teorias do desenvolvimento infantil e grupal. Os resultados da intervenção revelam-se positivos, observando-se mudanças nos utentes em contexto de participação social, embora nem sempre constantes com os resultados obtidos. Podemos afirmar a necessidade de se efectuar um trabalho terapêutico continuado no tempo com este tipo de utentes, de forma a garantir uma maior constância nas mudanças positivas já observadas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInstituto de apoio à criança - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.subjectMusicoterapia para crianças - Portugalpor
dc.subjectJovens com deficiência - Educação - Portugalpor
dc.subjectCrianças com deficiência - Educação - Portugalpor
dc.titleTrilhos de cumplicidade : musicoterapia com crianças e adolescentes em contexto educativopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201787075-
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