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http://hdl.handle.net/11067/527
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964- | por |
dc.contributor.advisor | Tavares, Melanie Ninette da Luz Viola, 1976- | por |
dc.contributor.author | Santos, Cátia Andreia Amaral dos, 1989- | por |
dc.date.accessioned | 2013-10-23T16:02:17Z | - |
dc.date.available | 2013-10-23T16:02:17Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/527 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012 | por |
dc.description | Exame público realizado em 3 de Maio de 2013 | por |
dc.description.abstract | A musicoterapia em contexto educativo é uma área bastante desenvolvida e aliciante para a maioria dos musicoterapeutas, embora a produção académica e científica não seja equitativa, principalmente, no que diz respeito ao ensino regular e à Deficiência Auditiva. Contudo, as investigações musicoterapêuticas dedicadas à prática clínica com esta população salientam a relevância do papel da música no processo de construção da relação terapêutica. Com este documento pretende-se apresentar uma intervenção musicoterapêutica com crianças e adolescentes em contexto educativo, no âmbito do estágio curricular do mestrado em musicoterapia. A intervenção teve a duração de 8 meses e foi levada a cabo em 2 escolas do concelho do Seixal, ao abrigo da intervenção do Instituto de Apoio à Criança nestas escolas, tendo sido efectuadas em média 15 sessões com 14 utentes, distribuídos por 3 grupos e uma intervenção musicoterapêutica individual. Um dos grupos foi constituído por adolescentes surdos e os restantes por utentes com Perturbação de Oposição. Foi realizada uma análise mais aprofundada na apresentação dos dois estudos de caso, um grupal e um individual, que incidem sobre a problemática da patologia do comportamento e problemas afectivos, sendo examinadas intensivamente as várias fases da intervenção de acordo com a orientação psicodinâmica e as teorias do desenvolvimento infantil e grupal. Os resultados da intervenção revelam-se positivos, observando-se mudanças nos utentes em contexto de participação social, embora nem sempre constantes com os resultados obtidos. Podemos afirmar a necessidade de se efectuar um trabalho terapêutico continuado no tempo com este tipo de utentes, de forma a garantir uma maior constância nas mudanças positivas já observadas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Instituto de apoio à criança - Ensino e estudo (Estágio) | por |
dc.subject | Musicoterapia para crianças - Portugal | por |
dc.subject | Jovens com deficiência - Educação - Portugal | por |
dc.subject | Crianças com deficiência - Educação - Portugal | por |
dc.title | Trilhos de cumplicidade : musicoterapia com crianças e adolescentes em contexto educativo | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201787075 | - |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mmt_catia_santos_dissertacao.pdf | Dissertação | 1,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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