Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5206
Título: Luxo : atitudes, emoções e comportamento de compra
Autor: Jones, Délcia Ernestina Soares, 1990-
Orientador: Lucena, João Pedro Teixeira de, 1965-
Palavras-chave: Produtos de luxo - Portugal - Lisboa
Produtos de luxo - Angola - Luanda
Comportamento do consumidor - Portugal - Lisboa
Comportamento do consumidor - Angola - Luanda
Consumo (Economia)
Data: 2020
Resumo: Nesta investigação pretendeu-se evidenciar o comportamento dos consumidores na aquisição de produtos de marcas de luxo. Trata-se de um setor de mercado em expansão nas duas economias analisadas, isto é, em Lisboa e em Luanda. Procurou-se conhecer melhor os comportamentos, essencialmente no que diz respeito aos fatores associados a esse tipo de bens que são mais valorizados por parte de quem os adquire. Por outro lado, procurou-se caracterizar o perfil do consumidor das marcas de luxo. A aquisição de bens de luxo é feita de um modo diferente, relativamente às compras de bens de marcas de não luxo e principalmente no que concerne às compras do dia a dia. O comprador de marcas de luxo adquire uma experiência diferenciada baseada na emoção, na satisfação dos sentidos, reconhecimento social e no prazer. Este tipo de bens surge, frequentemente relacionados com riqueza, poder e ostentação. A marca procura uma ligação de simbiose com os seus compradores, oferecendo qualidade, prestígio e reconhecimento social, procurando que estes divulguem a marca de uma forma quase displicente. Desta forma não necessitam de uma comunicação agressiva, mas sim seletiva, baseada na fidelização. Para a recolha de informação optou-se por um método quantitativo, isto é, pela recolha através de um inquérito por questionário. Verificamos que não existe um perfil de consumidor bem delineado, mas todos rejeitaram a ligação de informalidade com as marcas de luxo, evidenciando fatores como a qualidade, prazer. Apenas os inquiridos de maior rendimento sentem interesse pela aquisição de compra de automóveis, obras de arte e viagens. As diferenças de género foram destacadas, apenas na aquisição de joias, maquilhagem, perfumes e viagens. A compra por impulso é uma necessidade para se distinguirem das restantes classes sociais. Tratam-se na generalidade de compras pessoais, para uso pessoal, baseadas nas emoções e nas representações simbólicas face à sociedade, não existindo uma racionalidade que permita criar um perfil de comprador.
In this research was intended to highlight the behavior of consumers in the acquisition of luxury brand products. This is a market sector expanding in the two economies are analyzed, that is, in Lisbon and Luanda. It was sought to know better the behaviors, essentially with respect to the factors associated to this type of goods that are more valued by the one who acquires them. On the other hand, we tried to characterize the consumer profile of luxury brands. The acquisition of luxury goods is done in a different way, in relation to the purchases of goods of non-luxury brands and especially with regard to day-to-day purchases. The buyer of luxury brands acquires a differentiated experience based on the emotion, the satisfaction of the senses, social recognition and in the pleasure. This type of goods arises, often related to wealth, power and ostentation. The brand seeks a symbiosis link with its buyers, offering quality, prestige and social recognition, seeking that the brand divulge the brand in an almost negligible way. In this way they do not need an aggressive, but selective, communication based on loyalty. For the collection of information a quantitative method was chosen a questionnaire survey. We verified that there is not a well-delineated consumer profile, but all rejected the connection of informality with luxury brands, evidencing factors such as quality, pleasure. Only the highest income respondents are interested in acquiring purchases of cars, art and travel. Gender differences were highlighted only in the purchase of jewelry, make-up, perfumes and travel. Impulse shopping is a necessity to distinguish themselves from other social classes. They are generally personal purchases, for personal use, based on the emotions and the symbolic representations vis-à-vis society, and there is no rationality to create a buyer profile.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018
Exame público realizado em 12 de Fevereiro de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5206
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Dissertações

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