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dc.contributor.advisorEsteves, Maria Teresa Fortunato Pereira, 1962--
dc.contributor.authorBispo, Cristina Luísa Leite Freire, 1968--
dc.date.accessioned2020-02-28T13:14:00Z-
dc.date.available2020-02-28T13:14:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5204-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 13 de Fevereiro de 2020pt_PT
dc.description.abstractTodas as organizações, pela sua natureza e complexidade, têm sempre um objetivo principal com a finalidade de prestar bens ou serviços necessários à comunidade. A presente investigação integra-se na área da gestão de recursos humanos, e do comportamento organizacional, no âmbito dos estudos que procuram analisar o impacto da qualidade da relação com o líder nas atitudes dos colaboradores. Recorreu a uma amostra de 74 participantes que exercem funções diversificadas numa instituição de serviço público de emprego nacional com a missão de promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através de execução de políticas ativas de emprego nomeadamente de formação profissional. O presente estudo irá focar-se em analisar a perceção dos colaboradores sobre a qualidade das relações que mantém com os líder/chefia e como esta se relaciona com a perceção de significado do trabalho e com o empenhamento organizacional afetivo dos colaboradores, para o efeito, foram recolhidos dados quantitativos através de uma adaptação do Leader Member Exchange, versão para colaboradores (LMX 7) de Graen e Uhl-Bien (1995) do Work and Meaning Inventory (WAMI) de Steger, Dick e Duffy, 2012 e de uma adaptação da dimensão de empenhamento organizacional afetivo da escala de empenhamento de Meyer e Allen (1997). Os resultados revelaram que existe uma relação positiva e significativa entre a perceção de ter relações de qualidade com o líder e a perceção de significado no trabalho. Apresentam-se sugestões para a formação profissional dos líderes, para o estudo do empenhamento organizacional afetivo e para o desenvolvimento de estudos no âmbito da liderança e do significado do trabalho.pt_PT
dc.description.abstractBy their nature and complexity, all organizations have as main objective to provide goods or services essential to the community. The present research fits in human resources management area, and organizational behaviour, within the scoop of studies that seek to analyse the impact of the quality of the relationship with leaders in employees’ behaviour. The study sample includes 74 participants from a national public service institution with several job functions. This institution mission is to promote employment and its quality and to fight unemployment through active employment policies, including vocational training. The present study aims to analyse employees’ perception of the quality of their relationship with leaders/top management and how it can relates with their meaning of work’s definition and their commitment to the organization. For that, quantitative data was collected through an adaptation of Member-Leader Exchange Theory, employees’ version (LMX 7), from Graen & Uhl-Bien (1995), Work and Meaning Inventory (WAMI), from Steger, Dick & Duffy, 2012, and from an adaptation of the organizational emotional engagement scale of Meyer and Allen (1997). Results revealed that there is a positive and significant relationship between the perception of employee-leader quality relationships and the meaning of work. Suggestions for professional leaders’ training, study of affective organizational commitment and development of studies on leadership and the meaning of work, are presented.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEmpenhamento organizacionalpt_PT
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_PT
dc.titleProcessos de liderança, significado no trabalho e empenhamento organizacional : estudo de caso num organismo públicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202452166-
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