Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5203
Título: Intervenção de musicoterapia em crianças com perturbações do espectro do autismo
Autor: Garcia, Flora Neves, 1989-
Orientador: Gutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971-
Morginho, Anabela Gonçalves Farias, 1971-
Palavras-chave: Crianças autistas
Crianças - Doenças - Tratamento
Musicoterapia para crianças
Musicoterapia - Prática profissional
Hospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 2020
Resumo: A intervenção da musicoterapia em crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) tem sido cada vez mais frequente, sendo geralmente integrada em equipas multidisciplinares. A musicoterapia oferece um meio de comunicação alternativo não verbal que contribui para o desenvolvimento holístico da criança autista. O estágio teve como objetivo fazer uso da musicoterapia (MT) ao integrá-la numa equipa multidisciplinar num centro de desenvolvimento e intervindo junto de crianças com PEA. O presente relatório descreve um estágio realizado no centro de desenvolvimento de crianças (C.D.C), integrado no hospital garcia de orta (H.G.O), com a duração total de 520 horas e ao longo do qual foram realizadas sessões de musicoterapia com 9 crianças entre os 2 e 6 anos de idade com PEA. As intervenções terapêuticas basearam-se em 3 modelos de MT, focadas na improvisação musical como abordagem terapêutica: o modelo Nordoff-Robbins, O modelo Benezon e o modelo Orff. No presente relatório destacam-se dois casos de estudo desenvolvidos no meio hospitalar. Duas crianças uma de 2 e outra de 4 anos, ambas com PEA. Os utentes tiveram sessões individuais 1 x por semana, com a duração de 30 min., durante 8 meses. Os registos e avaliações foram realizados de forma qualitativa através da observação direta e de instrumentos de avaliação. Foram utilizados 3 instrumentos, uma escala, uma grelha e uma ficha. A escala utilizada foi a de “Nordoff-Robbins de comunicabilidade musical”, que permite avaliar a comunicação musical entre o paciente e o musicoterapeuta; a grelha de avaliação que avalia a relação e comunicação socioemocional, cognitivo e sensório-motora e a ficha de identidade sonoro-musical analisando três aspectos: a relação global da criança com a música, a história clínica e a sua história de vida, de forma a obter alguma informação complementar acerca do desenvolvimento da criança.
The intervention of music therapy in children with Autism Spectrum Disorders (ASD), has been increasingly frequent, being in general integrated in a multidisciplinary team. Music therapy offers alternative means of non-verbal communication that contribute to the holistic development of the autistic child. The internship aimed at providing a Music Therapy (MT) intervention, being embedded in a multidisciplinary team at a development center, intervening with children with ASD. This report describes the internship at Child Development Center (CDC), integrated in the Hospital Garcia de Orta (HGO), with a total duration of 520 hours and during which music therapy sessions were held with 9 children between 2 and 6 years old with ASD. As the therapeutic techniques were based on 3 MT models, focused on music improvisation as a therapeutic approach: the Nordoff-Robbins model, the Benezon model, and the Orff model. In this report we highlight two case studies developed in the hospital environment. Two children, one 2 and the other 4, both with PEA. Patients had individual sessions 1 x per week, lasting 30 minutes, for 8 months. The records and evaluations were carried out in a qualitative way, through direct observation and evaluation tools. We used 3 instruments, one scale, one grid and one form. The scale was the "Nordoff-Robbins of Musical Communicability" scale, which allows to evaluate the musical communication between the patient and the music therapist; the evaluation grid that evaluates the relationship and socio-emotional, cognitive and sensory-motor communication, and the sound-musical identity card analyzing three aspects: the overall relationship of the children with music, their clinical history and life story, in order to get some complementary information about the development of the child.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
Exame público realizado em 14 de Fevereiro de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5203
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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